A Mente de Deus

29/05/2023

Deus pensa em um nível muito além da compreensão humana. No entanto, Ele está disposto a nos dar revelações e ferramentas bíblicas para entender Sua mente e alinhar o nosso pensamento ao Dele!

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos', diz o Senhor. 'Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9).

Você consegue imaginar uma conversa na sala do trono de Deus? Você pode imaginar como seria saber o que se passa na mente de Deus enquanto Ele dirige milhões de anjos e sustenta toda a criação visível e invisível?

A realidade é que os poderes mentais de Deus são tão vastamente superiores aos nossos que não temos como ousar imaginar a grandeza e a perfeição do seu conhecimento. Entretanto, Deus nos fez com o desejo de conhecer, de aprender e de compreender.

O que Deus quer que eu aprenda com as provações que enfrento? O que Ele quer que eu pense?

Incrivelmente, a Bíblia nos diz que Deus quer que compreendamos Seus pensamentos e comecemos a pensar como Ele pensa!

Dificuldades

Infelizmente, nosso estado padrão encontra-se muito longe dessa compreensão e objetivo. Há enormes obstáculos a superar antes de conseguirmos isso. Todavia, essa tentativa deveria ser a nossa grande missão.

O ETERNO identifica claramente a lacuna entre nossos pensamentos naturais e Seu nível de pensamento ao declarar:

"'Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos', diz o Senhor. 'Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos'" (Isaías 55:8-9).

Fonte da separação

Nossos primeiros pais, Adão e Eva, tiveram contato direto com Deus e acesso à árvore da vida. Esta árvore simboliza Cristo, a fonte de vida, onde estão escondidos todos os tesouros do conhecimento e da sabedoria de Deus. Somente em Cristo Deus nos concede entendimento de Seus pensamentos e a oportunidade de vida eterna.

Influenciados por Satanás travestido de Serpente, Adão e Eva ignoraram o mandamento de Deus, preferindo comer o fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ao pegar o fruto proibido, eles perderam o padrão original e começaram a se distanciar mais e mais do Criador.

Somente Deus sabe o que é bom e ruim para nós, e Ele registrou essa informação na Bíblia para sabermos como fazer escolhas certas e como tratar devidamente o sofrimento que as escolhas erradas trazem.

Mas a humanidade como um todo escolheu tentar descobrir o certo e o errado de modo independente, por tentativa e erro. Pior ainda, a maioria das pessoas escolhe experimentar por si mesmas, nem mesmo aprendendo com os erros dos outros!

O profeta Isaías descreveu os resultados dessa escolha fatídica:

"Suas iniquidades separaram vocês de seu Deus; e os seus pecados esconderam de você o rosto dele, para que ele não ouça. …

"Seus pés correm para o mal, e eles se apressam em derramar sangue inocente; seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; desperdício e destruição estão em seus caminhos. O caminho da paz eles não conheceram, e não há justiça em seus caminhos. …

"Apalpamos a parede como cegos, e tateamos como se não tivéssemos olhos" (Isaías 59:2, 7-8, 10).

A queda espiritual fez o homem focar em si, nos prazeres temporários em detrimento da perspectiva eterna de Deus.

Com o pensamento dominado pelo pecado, à medida que o homem tenta descobrir por si mesmo o que é certo e errado, afasta-se cada vez mais do pensamento correto que levaria todos à paz e à justiça.

A humanidade separou-se da mente de Deus e o inimigo de nossas almas tem se beneficiado dessa situação mantendo o povo em total cegueira espiritual.

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus - 2 Coríntios 4:4.

O Caminho da Restauração

Deus é bom, gracioso e amoroso. O ETERNO não deixou a humanidade sem um portal para o Seu pensamento. Ele inspirou os livros da Bíblia para revelar Sua mente.

O SENHOR, no conselho de Sua vontade, revelou à humanidade as coisas essenciais que precisamos saber sobre Ele — Seu caráter, Seu propósito para nossa vida, o que Ele espera de nós e o que Ele determinou sobre nosso futuro. Essa revelação encontra-se na Sagrada Escritura.

Um dos conceitos mais fabulosos que a Bíblia aborda é a mente de Deus. Portanto, ao re­fletirmos sobre as in­fluências do mundo moderno no pensamento dos homens, devemos, acima de tudo, reconhecer a nossa necessidade de conversão absoluta aos pensamentos de Deus, através da leitura, estudo e meditação nas Escrituras. "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos (Isaías 55.8).

Infelizmente, quem não gosta de estudar as Escrituras, está sendo perigosamente absorvido pela mentalidade do mundo. E, pior, essa pessoa não está se dando conta disso.

Deus nos deu uma mente preparada para adquirir conhecimento, mas preferimos a preguiça mental.

Gordon McDonald, em seu livro "Ponha em ordem o seu mundo interior", fala sobre o alto preço que se paga pela preguiça mental. Ou seja, nos tornamos dependentes de ideias e opiniões de outros, sem ter uma opinião própria sobre nada.

É nesse mundo interior que se formam nossos valores, nosso senso de auto-estima, nossas intenções; é nele que assumimos e rompemos compromissos, mantemos comunhão com Deus e moldamos nosso caráter.

Amados irmãos, não sejamos néscios. Saiba que a insensatez não é falta de inteligência, mas é a rebelião ativa contra a verdade e a ordem que vem de Deus. Busque pensar como Deus quer. Alinhe o seu pensamento com o Dele.

Revelação Suficiente

É claro que não podemos entender completamente tudo sobre Deus ao lermos as Escrituras. Existem alguns aspectos do Ser ETERNO que estão além da nossa compreensão. O apóstolo Paulo disse isso em sua carta inspirada aos romanos.

"Oh, a profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inescrutáveis ​​são Seus julgamentos e Seus caminhos inescrutáveis!" (Romanos 11:33).

No entanto, temos a revelação que precisamos. Deus escolheu revelar muito sobre Si mesmo na Bíblia e no mundo natural (Romanos 1:20). Mesmo não compreendendo tudo, há muito sobre Deus que podemos saber!

Você pode entender mais sobre o pensamento de Deus se estiver disposto a dar uma olhada imparcial em Sua Bíblia com um coração para aprender.

A Bíblia nos diz o que Deus considera certo e errado. Ele deu os seus mandamentos para nosso benefício (Deuteronômio 10:12-13). Ele nos ensina o caminho da paz e o caminho da salvação e da vida eterna.

A Bíblia está cheia de sabedoria prática que pode ajudar a fazer a vida funcionar da maneira que deveria ser. Ela mostra que Deus em Sua perfeita sabedoria tem um plano para colocar em nós! Ele quer que sejamos verdadeiramente capazes de ler Sua mente revelada, entender os Seus propósitos.

Discernimento Espiritual

A Bíblia é o canal da revelação divina, mas o entendimento humano está tão impregnado pelo pecado que há muitas coisas difíceis de entender nas Sagradas Escrituras.

Nos dias de Jesus Cristo nesta terra, havia coisas que os discípulos de Jesus realmente não compreendiam até que Ele lhes desse um nível adicional de discernimento por meio do dom do Espírito Santo (João 16:12-13).

O apóstolo Paulo explicou que, sem o Espírito de Deus, não podemos entender verdadeiramente as coisas além do reino humano.

"As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que O amam.'

"Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; nem pode conhecê-los, porque se discernem espiritualmente" (1 Coríntios 2:9, 14).

Arrependimento e conhecimento

O desejo de Deus é trazer todos os homens ao conhecimento de Sua verdade e nos levar ao arrependimento, que traz mudanças profundas, em nossa mentalidade e comportamento.

De acordo com o apóstolo Paulo, Deus "agora ordena a todos os homens, em todos os lugares, que se arrependam" ( Atos 17:30 ).

A palavra grega traduzida como "arrependimento" no Novo Testamento significa "uma mudança completa de pensamento e atitude em relação ao pecado e a Deus".

  • O verdadeiro arrependimento é caracterizado por uma compreensão da seriedade do pecado (Efésios 2:1-3), um profundo desejo de ser perdoado (Hebreus 9:14) e um compromisso determinado de mudar o comportamento e os pensamentos a fim de iniciar uma nova forma de viver, do agrado de Deus (Mateus 3:8; Atos 26:19-20).
  • O arrependimento no sentido da vida como um todo é o ponto que o indivíduo olha para a vida e reconhece que viveu o tempo todo fora da vontade de Deus, sente a culpa e tristeza de ter agido assim, mas no mesmo instante decide viver segundo Deus. (Atos 3:19 ; Romanos 12:2).
  • O arrependimento deve ser entendido também como um estado de espírito contínuo, no qual o cristão reconhece que deixar de pecar é um esforço para toda a vida. (Colossenses 3:1-10)

Esse arrependimento amplo tem 3 etapas: despojamento, renovação do pensamento e revestimento do novo homem.

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:22-24.

Deus quer que sejamos motivados a agir da maneira certa, benéfica e amorosa como Ele age. Deus quer que tenhamos a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16 ; Filipenses 2:5).

Algo Precisa Ser Feito

Você está motivado a pensar e agir como Deus quer?

Você está disposto a renunciar o modelo do "velho homem" e renovar a sua mentalidade, procurando entender a mente de Deus revelada em Sua Palavra?

Se você é um cristão e tem o Espírito de Deus em sua vida quero lhe desafiar a uma extraordinária "exploração da mentalidade divina".

O termo "exploração" aqui usado refere-se ao processo de busca de um entendimento mais profundo e significativo sobre o que Deus diz sobre o certo e o errado e demais assuntos relacionados às questões fundamentais da vida. Essa exploração envolve a leitura, estudo e meditação das Sagradas Escrituras, em busca de um conhecimento específico: a mente de Deus. Certamente essa busca será uma jornada contínua ao longo da vida.

Conclusão

Agora pense um pouco sobre como seria o mundo se o homem alinhasse o seu pensamento ao de Deus. Lamentavelmente isso não acontecerá nesta era, mas podemos ainda refletir sobre o nosso lugar na sociedade, nossas conexões com os outros e o impacto que podemos ter nesta geração, levando um pouco da mente de Deus às pessoas, como luzeiros do mundo.

Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como luzeiros no mundo - Filipenses 2:15.

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo - 2 Coríntios 10:5.

Descubra como Deus pensa e quais mudanças a Bíblia diz serem as mais urgentes e como elas farão diferença em sua vida. Então experimente por si mesmo a vida que Deus quer que você tenha - uma vida cheia de significado, satisfação, alegria e de boas-novas para o próximo!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!