A Medida da Fé

07/08/2022

Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Gálatas 3:26 - Pois todos vocês são filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus • • •

Somos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

O que há de mais extraordinário do que ser filho de Deus? Somos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.

A Bíblia diz "...todos". Sim, todos são filhos de Deus pela fé, não por outros meios. Aqui o destaque é a nossa confiança em Jesus Cristo.

1 Pedro 2:9 - Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. • • •

Somos uma geração eleita. A nossa linguagem se torna a linguagem do Espírito Santo, dos filhos de Deus. Falamos e agimos como pessoas de outra natureza e de outro reino e de fato somos diferentes. Apesar de estarmos aqui e de vivermos no mundo, não fazemos parte dele, por isso falamos e agimos como pessoas diferentes, de outro mundo, de outro reino. Este sistema não se coaduna conosco, este mundo não é nosso lar; estamos apenas de passagem.

Somos ousados ​​em falar a linguagem de nosso Pai Celeste. Temos autoridade para isso, somos filhos de Deus e o nosso Pai está apoiando a nossa posição.

2 Coríntios 5:17 - Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo. • • •

Tudo aqui se resume em uma palavra: compromisso!

Se realmente estamos em Cristo, somos nova criatura. Isso significa que todas as coisas se tornaram novas; as coisas velhas e tolas passaram. Nós temos a natureza de Deus, o Seu Espírito está em nós. Temos agora o nome Jesus que tem poder de fato. Mas, somente aqueles que estão comprometidos com Cristo vivem assim. "Se alguém está em Cristo". Se você não está comprometido com Cristo e insiste em chamar o seu nome, você está perdendo o seu tempo.

Romanos 10:17 - Então a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus •••

A Palavra de Deus é a base da nossa fé, a norma e a medida de nossa fé. A fé vem pelo ouvir/dar ouvidos, (atenção, credibilidade, aceitação, aplicação) à Palavra de Deus.

Lembre-se que o fundamento da fé (a medida da fé) está na Palavra de Deus, não nas evidências, sentimentos ou outra qualquer coisa que não seja a Palavra de Deus.

Desse modo, nunca é apropriado basear a fé em sua melhora após a oração, porque o problema que você tem pode ser para prepará-lo para os desafios futuros ou pode ser para fortalecer o seu desejo por Deus.

Quem sabe o que teria acontecido se sua oração por uma condição melhor tivesse sido respondida imediatamente?

O crente deve honrar a Deus mesmo quando as coisas não parecem boas. Quando você ora para que Deus mova uma montanha e depois de muita oração, percebe que a montanha permanece no mesmo lugar, você deve ser capaz de dizer: Ele é meu Deus, com ou sem montanhas. Ele é meu Curador, Libertador e Salvador. Portanto, temos que honrar a Deus, confiar Nele, mesmo quando todas as circunstâncias são desfavoráveis.

Deus honra aqueles que O honram. Se eu acredito que Deus é meu Curador, devo ter confiança em Sua capacidade de curar. Se eu acredito que Deus é meu Provedor, devo ter confiança em Sua capacidade de suprir as minhas necessidades. Nada me faltará.

O que é uma grande fé?

"Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam:Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta." (Mateus 8:10).

"Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça- se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã." (Mateus 15:28).

"Perguntou- lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé E, levantando- se, repreendeu os ventos e o mar; e fez- se grande bonança." (Mateus 8:26).

Inicialmente precisamos entender que "quando Jesus fala sobre uma grande fé, não está referindo-se a uma grandeza matemática".

Jesus admirou-se da fé do Centurião, mas reprovou a fé de Pedro. Por quê?

Ao caminhar sobre as águas, Pedro iniciou bem, mas terminou mal. O que seria uma grande fé naquela situação? Seria permanecer focado em Jesus até o fim; se Pedro tivesse saído do barco e caminhado sobre as águas crendo até o fim na palavra de Jesus: "Vem!". Perceba que grande fé não está relacionada com uma grandeza/medida matemática.

Uma grande fé também não está ligada ao tempo de conversão. O centurião teve o primeiro encontro com Jesus e já recebeu um grande elogio do Senhor.

Jesus disse a uma mulher que o encontrou pela primeira vez "Grande é a tua fé!". Logo, grande fé não é medida pelo tempo.

Talvez os discípulos de Jesus tivessem a consciência de que a fé era aumentada de tamanho físico e por isso eles disseram...:

"Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta- nos a fé. Respondeu- lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca- te e transplanta- te no mar; e ela vos obedecerá." (Lucas 17:5-6).

Primeiro, Jesus estava mostrando aos discípulos que a grande fé não era uma questão de tamanho físico, mas algo relacionado ao potencial que ela representa se for devidamente aplicada.

Em Romanos 12:3 lemos sobre a medida da fé.

"Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a MEDIDA DA FÉ que Deus repartiu a cada um." (Romanos 12:3).

Mais uma vez ressaltamos que não se trata de uma grandeza/medida matemática, mas de algo além, padrão divino. Medida = padrão, regra, instrução, norma da fé: a Palavra de Deus.

De que modo o centurião obteve uma grande fé? De que modo a mulher cananeia obteve uma grande fé, se os dois tiveram um encontro com Jesus pela primeira vez? Qual o segredo?

Eles creram quando ouviram a palavra de Jesus e confiaram até o fim. Batalharam o bom combate da fé com perseverança até receber o que criam no coração. O êxito da grande fé está em ir até o fim em todos os aspectos da vida, perseverando na confiança em Cristo.

A grande fé persevera no que Deus diz, sem vacilar. Ela é firme, constante, inabalável, convicta no que Deus disse e sempre está caminhando para frente e com os olhos no alvo, em Cristo; a fé está firmada nas Normas da Palavra e disposta a enfrentar qualquer coisa, sem desistir.

Rm 1:17 - Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé - Hc 2:4. • • •

O justo viverá por fé. Vive por sua confiança no que Deus diz em Sua Palavra.

O justo não se concentra em sua situação ou nos problemas que lhe confrontam. Ele está em Cristo e vive pela confiança em Cristo.

Você não pode se concentrar em sua pobreza, enfermidade ou outra dificuldade porque você vive pela fé. A sua confiança em Jesus Cristo é que lhe dá força, motivação, habilidade e poder de avançar com confiança.

É claro que a medida da fé também está relacionada com a maturidade cristã e o padrão da plenitude de Cristo em nós.

Efésios 4:7 - E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

Efésios 4:13 - até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Ouça Deus depois da oração.

O que faz você um homem de fé não é a bênção que você recebe após uma oração. Você precisa saber a opinião de Deus sobre a sua situação. Deus muitas vezes usa uma situação para fortalecer o seu desejo por Ele.

Uma oração pode ser repetida inúmeras vezes, mas aprender a ouvir a Deus depois da oração é tão importante quanto a oração.

Tome por exemplo o caso do apóstolo Paulo enquanto orava sobre o espinho em sua carne. O Senhor disse: "Minha graça é suficiente para você". Supondo que ele não ouvisse Deus depois de sua oração, Paulo poderia ter se decepcionado com Deus e abandonado o ministério apostólico. 2 Co 12:7-10.

O que fez Paulo um homem de fé não foi a retirada do espinho na carne, após a sua oração. Paulo orou, mas aguardou a resposta de Deus. Não recebeu o que pediu, mas ao tomar ciência do propósito divino, submeteu-se à vontade do SENHOR. Façamos o mesmo.

Conclusão • • • • •

Já que a Palavra de Deus é a base de nossa fé, o nosso olhar para a promessa divina é uma boa razão para aguardarmos em Deus até o fim.

Simplesmente creia na Palavra de Deus - que Deus fará exatamente como prometeu nas Escrituras.

O nosso desejo e oração é que você seja investido(a) de uma grande fé fundamentada na Palavra de Deus. Que você cresça em maturidade cristã e alcance a medida da plenitude de Cristo.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!