A Luz dos Homens

18/12/2023


Os astrofísicos dizem que cerca de 68% do universo é feito de energia escura e 27% é feito de matéria escura. Isso significa que aproximadamente 95% do universo é consumido pela escuridão total.

Graças a Deus por ter criado o sol que ilumina a terra e a lua que reflete essa luz.


Mas tudo isso é apenas uma metáfora da realidade espiritual. Assim como a maior parte do universo, grande número de homens encontra-se em trevas espirituais, sem ver e sem entender as coisas de Deus. Mas, assim como o ETERNO Deus criou o Sol e a Lua para iluminar o nosso planeta, no devido tempo o Pai Celeste enviou o Seu Filho à terra para iluminar a humanidade, libertando-a da cegueira espiritual.

De fato a luz é a grande beleza e bênção do universo que contrasta com as trevas e a escuridão. Parece ser símbolo do poder, brilho e glória do Criador.

Diante da luz somos levados à contemplação do Criador que é luz infinita e eterna e que habita na luz inacessível. 1 Tm 6:16.

Que esplendor impressionante entendermos que o Pai das luzes (Tg 1:17), além da luz natural, nos deu a verdadeira Luz do mundo, Seu Filho Jesus.

Antes as trevas estavam perpetuamente sobre o coração e o rosto do homem caído, mas a Luz de Cristo brilhou sobre nós e nos deu entendimento, para que pudéssemos conhecê-lo e sermos iluminados. Aleluia!

A LUZ DOS HOMENS – Mt 2:1-12.

Jesus veio ao mundo e a luz de Cristo tem a capacidade de despertar a atenção, de atrair vidas e de dar entendimento da verdade.

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida." Jo 8:12.

Os Magos do Oriente

Podemos testemunhar o extraordinário poder de atração da luz na história do Natal bíblico.

Os Magos do Oriente vieram a Jerusalém atraídos pela luz de uma estrela especial. Os magos viram a estrela e logo que entenderam o seu significado, tomaram uma decisão: segui-la até o Salvador da humanidade.

A iluminação/revelação despertou uma atitude.

Quando os magos chegaram à cidade santa, queriam saber:

"Onde está aquele que nasceu rei dos judeus? Vimos a sua estrela e vimos adorá-lo" (Mateus 2:2).

A estrela apareceu novamente e conduziu os Magos diretamente a Jesus na pequena aldeia de Belém da Judeia (Mateus 2:9).

A estrela de Belém foi apenas um sinalizador divino que apontava para a verdadeira luz dos homens: Jesus Cristo.

Jesus Cristo, a verdadeira luz dos homens, provoca um despertamento nas pessoas.

A luz torna possível ao homem a visão real; ela mostra a realidade, a verdade e dá entendimento dos fatos, mas não usurpa e nem tiraniza a liberdade de escolha do homem.

"Este é o veredicto: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" (João 3:19).

Jesus é a Luz do mundo. Essa luz é espiritual em contraste com as trevas espirituais. A humanidade caminha às cegas, sem conhecimento da verdade, sem entendimento dos fatos e da realidade espiritual. Jesus Cristo veio para dar vista aos cegos; somente ele nos libertar das trevas espirituais, de um estado de cegueira espiritual.

Dezembro chegou e este mês nos faz refletir ainda mais sobre a Luz do mundo.

Mesmo sabedores que o nascimento de Jesus aconteceu, muito provavelmente, durante a Festa dos Tabernáculos e não no inverno, o fato é que Dezembro chegou e este é o mês que a maioria dos cristãos celebra o nascimento de Jesus Cristo em toda parte.

Portanto, estejamos unidos na fé com todos que confessam o nome de Jesus Cristo, para dar graças a Deus pelo presente de Seu Filho. Jesus trouxe luz ao mundo, entendimento e salvação.

Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. Fl 2:14-15.,

Estejamos também jubilosos e gratos por Jesus, a verdadeira luz do mundo, ter escolhido a Sua igreja para refletir Sua luz entre os homens. Assim como a Lua, somos chamados a ser luzeiros neste mundo tenebroso, refletindo aos homens a luz de Cristo; assim como a estrela de Belém temos a missão de brilhar incessantemente e de guiar os homens ao Salvador do mundo, Jesus Cristo.

O nosso desejo e oração é que cada um de nós possa brilhar incessantemente onde quer que esteja iluminando a vida e a travessia de todos que desejam ir até Jesus Cristo.

Seja luz sempre!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

P.S.:

De acordo com o livro de Gênesis 1:14, no quarto dia da criação, o Sol e a Lua foram criados como luzeiros no firmamento a fim de alumiar a terra. O texto ainda diz que eles foram criados para fazer separação entre dia e noite, para serem sinais para tempos determinados e para dias e anos.

Pergunta: Que tipo de luz foi criado no primeiro dia e o que serviu de marcador do tempo antes da criação do Sol e da Lua?

Resposta: O fato de Deus ser chamado de "Pai das luzes" – Tiago 1:17 - indica que Ele é o criador de toda a luz, tanto física quanto espiritual. Ele é a fonte original de toda a luz no universo, e tudo o que é luminoso deriva de Sua presença.

A luz primeva, a luz de Deus no primeiro dia da criação é um esplendor da Sua Vontade. O Senhor Deus criou a luz que possibilitou a criação de tudo, que eliminou o caos e iniciou a criação ordenada. É uma luz espiritual, que criou condições para tudo ser criado. Essa luz seria uma fonte de vida e de esperança para a criação, ainda em estado caótico.

Se a luz criada no primeiro dia era uma luz espiritual, então não haveria necessidade de um marcador de tempo físico. A luz espiritual seria a fonte de toda a ordem e regularidade do universo e a distinção entre dia e noite nesse caso seria simbólica, representando a separação entre a luz e as trevas.

É preciso ainda considerar o que está escrito em 1 Tm 6:16, quando diz que Deus habita em luz inacessível. O texto é uma metáfora para Sua natureza divina. Deus é transcendente, ou seja, Ele está além da compreensão humana. Sua luz é tão pura e perfeita que é impossível para os seres humanos compreendê-la plenamente. Entretanto, cremos que a revelação nos será concedida no porvir, após a glorificação dos santos.