A Lógica da Vida Eterna

05/10/2020

A Lógica da Vida Eterna


Sabemos biblicamente que o homem natural perdeu a capacidade de viver a vida na perspectiva de Deus, passando a existir neste mundo com um projeto de vida próprio, independente e falho. Somente a nova vida em Cristo pode resgatar o propósito de Deus para o homem.

Is 55: 8-9 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

A vida eterna tem uma lógica própria diferente de tudo que aprendemos e que fomos condicionados antes de conhecermos a Cristo. O aprendizado da lógica da vida eterna leva o crente a viver no centro da vontade de Deus e a usufruir das bênçãos divinas.

A lógica da verdadeira vida (com Cristo) é diferente da lógica do homem natural. Quem está em Cristo vive para agradar a Deus, afastando-se do pecado, obedecendo aos mandamentos, amando o próximo, renovando o entendimento nas Sagradas Escrituras, buscando ter a vida sob a direção do Espírito Santo. (veja: Is 55:8-9; Rm 12:2; Ef4:17-18).

Vamos dar um exemplo.

- Quem está contente em ter apenas uma laranja como sobremesa?

Felizmente aquele que vive a Zoelógica (lógica da vida eterna) responderá que ele (ela) está contente sim com uma laranja como sobremesa. E por quê? Porque essa pessoa pensa diferente e age diferente da maioria, tem uma mentalidade Cristocêntrica que lhe condiciona a um estilo de vida do agrado de Deus e isso com plena satisfação pessoal.

Quem vive de acordo com a lógica da vida eterna pensa e age diferente dos demais homens porque tem uma mente bíblica, Cristocêntrica.

"Tendo, porém, alimento e vestuário, estejamos com isso contentes" - 1 Tm 6:8.

Não esqueça: a vida eterna tem uma lógica própria e a sua aprendizagem leva o crente a usufruir as bênçãos de Deus. Vejamos alguns exemplos bíblicos da lógica da vida eterna:

1 Pe 4: 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus.

Hb 10: 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Mt 6:33 - Mas buscai primeiro o Seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Sl 127: 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele (Deus) supre aos seus amados enquanto dormem.

At 20:35 - Mais bem aventurado é dar do que receber.

Rm 12:14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;

Mt 5:40-41 - e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.

Rm 12:19 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

Rm 12:21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Lc 22: 26 Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve.

Tg 5: 14 Está doente algum de vós? Chame os presbíteros da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor.

Ef 5:17 - Por isso, não sejais insensatos, mas procurais saber qual seja a vontade do Senhor.

Lc 6:38 - Dai e vos será dado.

1 Tm 6:18 - ...que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam generosos e prontos a partilhar.

Por que precisamos da Zoelógica?

1-Se a vida eterna tem uma lógica própria preciso conhecê-la para viver no centro da vontade de Deus e poder experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2);

2-Se a vida eterna tem uma lógica própria preciso conhecê-la para viver intensamente o meu chamado divino até cumprir a missão que me foi entregue - (Ef 2:10; 5:17);

3-Se a vida eterna tem uma lógica própria preciso conhecê-la para adquirir a maturidade de Cristo, crescer até a estatura da plenitude de Cristo. (Ef 1:17; Cl 3:16; 2 Tm 1:12; Hb 5:14).

O que tenho que fazer?

Necessário se faz a educação integral do crente à luz das Escrituras Sagradas, sob o domínio do Espírito Santo, no intuito de compreender e de viver a lógica da vida eterna. Essa educação integral confere ao crente uma mentalidade Cristocêntrica, consequentemente uma mudança de caráter e de comportamento.

O Mais Extraordinário Projeto de Vida.

O viver do discípulo de Cristo é marcado por sua completa rendição a Deus porque ele crê e vive o que diz a Bíblia:

E ele (Jesus) morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2 Co 5:15).

Para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus (I Pedro 4:2).

A vida tem um propósito, um sentido, uma missão.

Quando lemos a Bíblia entendemos que Deus fez todas as coisas para determinados fins. Tudo que existe diante de nós tem um propósito. Tudo que é fruto da criação humana também tem uma finalidade: escolas, lojas, indústrias, carros, livros, roupas, computadores, objetos, sejam grandes ou pequenos, complexos ou simples, existem para atender um propósito.

O fato lamentável é que podemos usar algumas coisas em propósitos errados. O telefone celular, por exemplo, pode ser indevidamente usado como peso sobre papéis na mesa do escritório; uma geladeira pode servir como armário de bugigangas, um computador como objeto de decoração, etc. Infelizmente muitas pessoas estão vivendo de modo semelhante, completamente fora do propósito divino.

O Chamado de Deus

Existe um plano divino para cada ser humano? Qual o Projeto de Deus para a minha vida? Quanto já realizei do propósito que Deus me confiou?

O conceito de vocação é profundo e tem um amplo sentido existencial e espiritual. O termo vem do latim, vocare, que quer dizer chamado; um chamado que vem de Deus para o espírito do homem, em processo de descoberta, aprendizagem e crescimento.

O ETERNO Deus utiliza diferentes meios reveladores de Seu propósito - profecias, visões e sonhos revelados - seja qual for o instrumento da revelação divina, o chamado sempre soará como uma graciosa voz inconfundível no íntimo do homem, despertando-lhe o senso de responsabilidade e o dever cristão para agir em conformidade com a vontade divina.

Lembre-se: "Os seres humanos foram criados por Deus com um propósito. Temos uma missão a cumprir. Sendo assim, o projeto de vida de um homem deve começar no discernir, o mais cedo possível, seu chamado e em seguida reunir todos os esforços para cumprir sua missão nesta terra".

Biblicamente entendemos que antes do nosso nascimento o ETERNO Deus já havia estabelecido uma missão para nós.

2 Tm 1: 9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,

Jr 1: 5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Gl 1: 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,

Quando seguimos o nosso chamado a vida passa a ter um sentido maior e o nosso trabalho é prazeroso e frutífero, apesar das lutas e dificuldades comuns a todos que querem cumprir sua missão.

O chamado divino é diferente dos projetos e aspirações comuns. Ele vem de Deus para o coração do homem, e na maioria das vezes, manifesta-se de forma silenciosa, contínua e profundamente pessoal. Trata-se de um chamado para servir a Deus, ao próximo e à igreja, em alguma atividade especificamente relacionada à vida cristã.

Infelizmente, a humanidade continua desconhecedora da vontade divina, dedicando-se exclusivamente aos seus interesses pessoais. Mas, o que dizer do povo de Deus? Você sabe o propósito de Deus para a sua vida?

Autoridade Vocacional

Ef 4: 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.

Temos autoridade para agir naquilo que Deus nos autorizou a fazer.

Autoridade vocacional é o potencial manifesto de ser aquilo que Deus autorizou sobre a minha pessoa. A autoridade do crente está relacionada com a sua missão. Observe a semente de milho... ela tem autoridade para frutificar milho, mas não tem autoridade para frutificar bananas ou maças. Quando essa semente é plantada no solo adequado, tem todo potencial para germinar e frutificar. Algo semelhante acontece com aquele que recebeu o chamado divino.

Js 1: 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.

Toda missão dada por Deus é investida de autoridade; a missão é seguida pela autoridade. Tudo que você precisa para ser bem-sucedido na sua missão vocacional já foi providenciado por Deus e encontra-se à sua disposição nas regiões celestes em Cristo. A sua autoridade é pessoal e única. Você prosperará no ministério que atenda a sua vocação, mas não terá poder espiritual para agir em algo que não foi autorizado a fazer. O SENHOR já disponibilizou dons, talentos, recursos e capacidades para que você seja bem-sucedido na missão que lhe foi confiada.

A Onda Certa

E quando o crente é piedoso e parece não prosperar em seu ministério? O que impede sua vida de fluir na correnteza da realização? Você pode simplesmente estar pegando a onda errada. Por um motivo qualquer, diante de tanta pressão neste mundo bombardeado de vozes e opiniões diversas, você pode ter ouvido a voz errada.

Lamentavelmente muitos cristãos piedosos estão surfando na onda errada. Investem anos de sua breve vida em algo diferente do propósito divino e, tempos depois, percebem que não fluíram porque estavam na onda errada. Se você entrar por um caminho que não seja o do chamado divino não chegará ao destino certo; cedo ou tarde será acobertado pela decepção, sofrimento e sentimento de fracasso. É preciso orar intensamente, buscando a Deus, suplicando-lhe a revelação da missão que você deve cumprir.

Se todos conhecessem e se submetessem ao projeto de vida que Deus tem para cada ser humano, com certeza o mundo seria bem diferente e melhor. Haveria realização pessoal e frutificação ministerial, prazer e progresso.

Discernir e Investir

Ef 5: 17 Por isso, não sejais insensatos, mas procurai saber qual seja a vontade do Senhor.

Todos os seres humanos são chamados para servir em uma área específica no Reino de Deus. Discernir a vocação é fundamental, mas não suficiente. Além do discernimento vocacional é preciso atender ao chamado e avançar no caminho proposto. Se você não discerne ou não atende ao chamado de Deus, o curso de sua vida será dado por outra voz: a do coração, a voz do mundo ou a voz do inimigo de nossas almas.

O desviar-se do caminho do chamado divino traz grandes prejuízos e algumas dessas perdas podem ser irreversíveis.

Todo ser humano precisa conhecer a sua vocação, de modo que a partir daí seja possível fazer esforços convergentes na direção de seu chamado.

Sabendo qual é sua vocação, você se torna capaz de dar o máximo de si naquilo que depende exclusivamente de você para que o propósito de Deus seja atendido.

Enquanto o Discernimento Não Acontece

1 Co 4: 12 e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos.

O nosso primeiro passo em discernir o nosso chamado divino é fazer o serviço geral até que fique claro o tipo de serviço específico. Observe mais uma analogia: um navio não precisa de orientação quando está parado no porto, mas sim quando encontra-se em pleno mar. Assim acontece com o discípulo de Cristo, se ficar parado esperando um anjo descer do céu para lhe dizer o que deve ser feito é bem provável que isso nunca aconteça. Porem, se estiver servindo a Deus com dedicação, em trabalhos gerais, chegará o momento que será capaz de discernir a sua missão específica. Lembre-se: os profetas tinham seus trabalhos pessoais quando foram chamados por Deus e os apóstolos de Cristo também. Deus não costuma chamar ociosos para missões específicas. O discípulo deve esperar a revelação do SENHOR trabalhando, aguardar a revelação divina servindo. Esta é a primeira grande lição da Zoelógica.

Conclusão

2 Tm 4: 7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

Uma reflexão inicial sobre a lógica da vida eterna faz-nos entender que a nossa livre resposta ao chamado de Deus é o que dá sentido e dignidade à nossa existência nesta terra. Quem atende a esse chamado certamente viverá o projeto de Deus para sua vida, com bom ânimo e realização. As pessoas mais contentes e felizes desta terra são as que vivem para Deus, as que discerniram, investiram e conseguiram permanecer fiéis ao chamado divino. Por outro lado, a nossa breve reflexão também nos faz entender que as pessoas descontentes e infelizes são as que vivem para si mesmas, seguem pelo caminho da vaidade e não atendem ao chamado divino. Sim, os campeões da infelicidade são os que não vivem o propósito de Deus para suas vidas.

Vivemos para nós mesmos ou vivemos para Deus? Que caminho você tem seguido? O de sua vocação ou o de sua vaidade?

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente! Amém!