A Igreja Perseguida

24/05/2021

Perseguições sempre fizeram parte da vida da Igreja de Cristo desde os dias apostólicos. O próprio Jesus, perseguido, preso, torturado e condenado a morte injusta, advertiu a seus discípulos que também eles seriam perseguidos: "Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós". Dos 12 apóstolos que iniciaram a difusão do Evangelho, apenas São João (evangelista) escapou do martírio.

A IGREJA PERSEGUIDA e os Mártires dos Últimos Dias.

Jo 15: 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós...

Perseguições sempre fizeram parte da vida da Igreja de Cristo desde os dias apostólicos. O próprio Jesus, perseguido, preso, torturado e condenado a morte injusta, advertiu a seus discípulos que também eles seriam perseguidos: "Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós". Dos 12 apóstolos que iniciaram a difusão do Evangelho, apenas São João (evangelista) escapou do martírio.

Na atualidade, nenhum grupo religioso é tão perseguido como os cristãos. São frequentes as notícias de atentados, com mortos e feridos, perpetrados contra pessoas, igrejas e instituições cristãs, por vezes até durante celebrações religiosas. O número de mártires do século 20 e do início do século 21 é maior que o de qualquer século precedente, até mesmo dos primeiros séculos do cristianismo, quando houve perseguições promovidas sistematicamente contra os cristãos por vários imperadores romanos.

POR QUE OS CRISTÃOS SÃO PERSEGUIDOS E PRESOS? Porque a verdade incomoda... porque a luz perturba as trevas... porque o mundo jaz no maligno e os cristãos são inimigos do diabo.

É provável que você não saiba que "para mais de 340 milhões de cristãos espalhados pelo mundo, crer em Jesus é sinônimo de enfrentar algum tipo de pressão, violência e até a morte". De acordo com os dados* da Lista Mundial da Perseguição 2021 da Missão Portas Abertas, os números cresceram em 30% e nossos irmãos enfrentam níveis de perseguição extrema ou severa. Na China, nossos irmãos são monitorados e obrigados a se adequar à ideologia comunista, caso não aceitem, eles são perseguidos, presos e acusados de desobediência civil.

O grupo islâmico intolerante Boko Haram tem feito frequentes vítimas entre os cristãos, com muitos mortos e feridos na Nigéria, e também vem aterrorizando cristãos no país vizinho Camarões. Na República Centro-Africana, um grupo terrorista invadiu um hospital da Cruz Vermelha e degolou cerca de 50 pessoas.

No dia 26 de maio do ano passado, um ônibus que transportava cristãos coptas para o Mosteiro de São Samuel, na região central do Egito, foi invadido por terroristas armados, que mataram 29 pessoas, inclusive crianças, e feriram outras 22. Pouco tempo antes, no Domingo de Ramos, duas igrejas coptas haviam sofrido ataques de jihadistas; os terroristas encheram as igrejas com o sangue de 45 mortos e muitos feridos.

Quantas atrocidades sofridas pelos cristãos no Iraque e em partes da Síria pela ação do "Estado Islâmico"! Prisões e torturas, escravidão, espoliação dos bens materiais, exploração sexual, expulsão das casas e das cidades, profanação e destruição de igrejas, decapitações, humilhações sem fim... e o mundo silencia.

Em países como Eritreia, Coreia do Norte e Irã, a prisão é uma forma de perseguição aos seguidores de Jesus. Na Eritreia, cristãos são presos sem julgamento e mantidos em túneis subterrâneos e contêineres. No Irã, os cristãos ex-muçulmanos são vistos como inimigos do Estado e não podem se reunir com outros cristãos. Na Coreia do Norte, qualquer cristão já recebe uma sentença de morte. Porém, alguns deles vão para os campos de trabalho forçado e são maltratados até morrerem de desnutrição. Já no Paquistão, os cristãos são acusados falsamente de blasfemar contra o islã e, por isso, recebem sentença de prisão e morte.

Nestes países, muitos cristãos foram condenados à prisão, campo de trabalho forçado ou enviados a hospitais psiquiátricos como punição por questões relacionadas à fé.

COMO VIVEM OS CRISTÃOS PRESOS? As condições de vida dos cristãos presos são insalubres. Muitos não têm alimentação adequada e vivem em celas imundas, repletas de ratos e baratas. Além disso, eles não têm acesso a banheiros com saneamento básico e por isso ficam doentes com frequência. Todos esses fatores são agravados com as frequentes sessões de agressão e tortura. Outro grave problema é a falta de acesso a cuidados médicos, o que pode resultar na morte dos cristãos presos. Na Eritreia, por exemplo, 28 cristãos (12 mulheres e 16 homens) morreram enquanto estavam na prisão.

Por que devemos nos importar com os cristãos presos?

1-PORQUE FAZEMOS PARTE DO CORPO DE CRISTO. Cada pessoa é um membro indispensável na igreja de Jesus e está espiritualmente ligado aos outros irmãos. Todos precisam exercer os dons e talentos para edificação do corpo de Cristo, assim como Paulo disse em 1Coríntios 12.26: "Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele...".

2-PORQUE, QUANDO SOCORREMOS UM IRMÃO PRESO, ESTAMOS FAZENDO ISSO AO PRÓPRIO JESUS. Em Mateus 25.31-46, Jesus explica como cada pessoa será julgada pelos próprios atos. Os que seguem a Cristo serão conhecidos por viverem uma vida de serviço aos outros, saciando a fome e sede das pessoas, acolhendo os peregrinos, vestindo os necessitados, cuidando dos enfermos e visitando os presos. E Jesus completou a fala no versículo 40: "Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram".

3-PORQUE A NOSSA ORAÇÃO TEM PODER DE FORTALECÊ-LOS E MUDAR A SITUAÇÃO DELES. Mesmo fracos e na prisão nossos irmãos podem ser fortalecidos pelo poder de Deus, que se aperfeiçoa na fraqueza, assim como diz em 2Coríntios 12.9. Outro ponto é que a oração transforma realidades, como descrito em Atos 12, que conta a história da libertação de Pedro e como a igreja estava intercedendo pelo apóstolo: "Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele", Atos 12.5.

Testemunho

Quando estava preso em uma cadeia no Irã, o cristão Taher (pseudônimo) pegou uma caneta escondido e escreveu versículos na parede da cela para possíveis cristãos que ocupassem o lugar depois dele pudessem ler. Estava escrito junto aos versículos: vá além e faça mais por eles.

Agora é a nossa vez de agir

Ore com seu grupo pela igreja perseguida, pelos irmãos presos.

Interceda para que os cristãos presos sejam fortalecidos por Deus e tenham a paz de Cristo que excede todo entendimento. Que eles tenham a certeza de que o Senhor pode usá-los como instrumento do amor dele dentro das prisões, para que mais pessoas sejam salvas.

• Peça pelos irmãos que, além de presos injustamente, são torturados para renunciar a Cristo ou para entregar às autoridades outros cristãos. Que esses irmãos sofredores tenham a coragem de manter a fé inabalável e sejam testemunhas para as autoridades que os agridem.

• Ore crendo que Deus é poderoso para libertá-los das prisões e curar cada ferida física e emocional. Que os nossos irmãos presos estejam certos de que o testemunho de vida deles irá impactar outras vidas ao arrependimento e a fé em Jesus Cristo.

Você pode mobilizar o seu grupo e a sua igreja a orar pelos cristãos presos por causa da fé no mundo inteiro. Você pode convocar o seu grupo para uma reunião de oração de apenas 30 minutos. Essa atitude fará uma grande diferença pelos cristãos presos, porque a nossa motivação em interceder por eles está 100% de acordo com a vontade de Deus.

Convoque os irmãos de seu grupo para fazerem parte deste movimento de oração pela Igreja Perseguida.

Há algo mais que podemos fazer? Certamente, mas entre as atitudes corretas, recomendamos a gratidão pela liberdade que temos no Brasil. Devemos agradecer e procurar viver essa liberdade de modo agradável a Cristo Jesus e que seja motivo de alegria aos nossos irmãos injustamente encarcerados pela fé.

Lembre-se:

Mt 5: 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!