A Fé Nos Últimos Dias

01/04/2024
Em Lucas 18:8 Jesus faz uma pergunta relacionada à fé e aos últimos dias. É uma pergunta tão bem trabalhada que carrega em si a própria resposta ou pelo menos nos direciona à mesma.

"Quando o filho do homem voltar, porventura encontrará fé na terra?".

Essa pergunta é intrigante e preocupante. Talvez o propósito da pergunta de Jesus seja nos fazer entender que nos últimos dias a fé será alvo de ataques e de mudanças. O cenário mundial contribuirá para que aconteça de um lado a perseguição à fé, e de outro, a suplantação da fé por um "comportamento religioso" distante da verdadeira lealdade a Cristo.

Em Lucas 18:8 Jesus faz uma pergunta relacionada à fé e aos últimos dias. É uma pergunta tão bem trabalhada que carrega em si a própria resposta ou pelo menos nos direciona à mesma.

Acreditamos que a carta de Tiago traz uma profunda reflexão sobre este assunto quando afirma que a fé sem a evidência das obras é uma fé morta.

1. A situação.

Base bíblica: Tiago 2.14-26.

"Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?" (Tiago 2.14).

  • Você sabe a relação entre fé, obras e salvação?
  • Você demonstra interesse por exercitar mais a fé por meio de obras?

Tiago quer saber como uma pessoa sem os atos de obediência a Deus pode dizer que está salva. Tiago levanta a sua tese de que a fé precisa ser comprovada por obras da fé.

1.1 Tiago inicia o parágrafo fazendo uma pergunta (Tg 2.14).

Tiago faz uma pergunta para despertar uma reflexão em seus leitores. Ele está apenas iniciando o diálogo com seus leitores. Não pense que Tiago pregou a salvação pelas obras, contradizendo o apóstolo Paulo. Vejamos:

a. Tiago dirige suas perguntas a alguém que defende a "fé somente".

b. Tiago não afirma que a fé não pode salvar; ele está dizendo que uma fé sem obras, não pode salvar porque não é a fé bíblica.

c. Paulo e Tiago querem dizer a mesma coisa com a palavra "obras": atos praticados em obediência à palavra de Deus. A diferença entre Paulo e Tiago é o contexto em que essas obras são praticadas.

  • Paulo nega que as obras possam ter algum valor em nos colocar num relacionamento com Deus;
  • Tiago insiste em que, uma vez estabelecido o relacionamento, as obras são essenciais.

1.2 Tiago ilustra de cinco maneiras o ensino que quer transmitir (Tg 2.15-25).

a. Indiferença em face dos irmãos necessitados (Tg 2.15-17). Como reage o crente? Ele se despede das pessoas necessitadas usando palavras evasivas e piedosas. "Vá em paz, irmão", ou "orarei por você". Mas o necessitado está precisando de auxílio material. Observe que Tiago não está falando de alguém na igreja que está querendo um carro mais novo, ou uma casa na praia ou no campo. Ele está falando de gente na igreja que não tem o pão de cada dia, nem roupa suficiente para se cobrir ou se proteger do frio. (1Tm 5.9)!

b. Pergunta retórica (Tg 2.18). Leia este versículo em outra versão. "Mas alguém poderá dizer: 'Você tem fé, e eu tenho ações.' E eu respondo: 'Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações'" (NTLH). Tiago não está simplesmente desafiando alguém de maneira inconsequente, ele só declara que a fé sem obras não é uma fé genuína.

c. Demônios (Tg 2.19). Pode soar estranho afirmar que demônios acreditam em Deus! A natureza da "crença" dos demônios é mera apreensão intelectual. Aceitar certas coisas como verdadeiras não significa envolvimento ou entrega pessoal.

Nos dias do ministério de Jesus (assim como em nossos dias), muitos acreditaram que Ele era quem dizia ser, mas nem por isso se tornaram Seus discípulos (Jo 6.14-15). O próprio Pilatos declarou, duas vezes, a inocência de Jesus Cristo (Jo 18.38; 19.4). Tiago afirma que esse tipo de "fé" é um simples reconhecimento de uma verdade. Os demônios vão além do reconhecimento de que Deus existe, eles chegam a tremer, mas não obedecem ao SENHOR, não fazem o que é da vontade de Deus. A fé bíblica vai além da razão e da afeição, ela atinge nossa vontade e nossas ações; todo o nosso ser vive na fé e pela fé.

d. Abraão (Tg 2.20-24). Tiago vai buscar o personagem do Antigo Testamento que ficou conhecido como o "pai de todos os que creem" (Rm 4.11). Quando Tiago cita Abraão como parte do seu argumento, ele menciona o homem que estava sendo provado por Deus, conforme Gênesis 22, e conclui: "Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou" (Tg 2.22).

e. Raabe (Tg 2.25). A história de Raabe é descrita em Josué 2.1-21, e também é citada em Hebreus 11.31. Ela havia se convencido de que "o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra" (Js 2.11). Baseada nessa "fé", ela "acolheu os emissários de Israel e os fez partir por outro caminho" (Tg 2.25). O autor aos Hebreus enfatiza a fé de Raabe, enquanto Tiago assinala as obras de Raabe.

1.3 As conclusões de Tiago (Tg 2.17,24,26).

Tiago apresenta um relato racional da sua tese doutrinária: a fé sem obras é falsa, inoperante, estéril e morta. A inércia e a indiferença são marcas de uma fé morta.

Há um consórcio entre a fé verdadeira e os atos de obediência a Deus.

Como você vive a sua fé? Se a sua fé é só de palavras, servindo apenas como justificativas, é hora de começar a agir. O primeiro passo é fazer como Abraão e Raabe: confiar em Deus em seu coração e provar isso com atos.

  • Obras não produzem fé, mas a fé produz obras, e as obras confirmam a fé.
  • O contraste não é entre fé e obras, mas entre fé sem obras e obras sem fé.
  • A questão não é opção entre fé e obras, mas entre a fé viva e a morta.
  • Tiago nunca afirma que as obras podem salvar, mas sim que a fé viva sempre redundará em boas obras.

Não temos que fazer opção: fé ou por obras. Temos que aceitar que o ensino da fé e das obras, completam-se e não se contradizem.

A fé viva em Jesus Cristo, além de nos garantir vida eterna com o Senhor, permite que pratiquemos neste mundo atos em obediência à palavra de Deus.

2. O que aprendemos?

• Aprendemos algo novo? Existe alguma proposta para mudarmos algo em nossa vida?

  • Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:8.

Conclusăo

Diante do exposto necessário se faz que o cristão examine a si mesmo. A doutrina correta deve andar com a prática correta. Estamos na fé? Temos as obras da fé que autenticam a verdadeira fé?

Muitos hoje não têm problema com o "crer", mas com o "fazer". É um desafio para todos nós, que enfatizamos tanto a fé em Cristo Jesus, e constantemente nos esquecemos de que nossas obras serão julgadas.

No encerramento desta reflexão, vale reler 2Coríntios 5.10: "Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo".

Se somos da fé, vivamos uma fé viva, bíblica, salvadora, sustentadora, servidora, suprema: operante, transformadora e abençoadora.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!