A Eternidade Futura

16/11/2020

Ninguém pode definir à luz da ciência o que seja a ETERNIDADE. Não temos olhos para vê-la e nem mente para compreendê-la. Biblicamente sabemos que eternidade não é um período longo; o seu conceito vai além do tempo e não pode ser sujeito à medição humana.

Ninguém pode definir à luz da ciência o que seja a ETERNIDADE. Não temos olhos para vê-la e nem mente para compreendê-la. Biblicamente sabemos que eternidade não é um período longo; o seu conceito vai além do tempo e não pode ser sujeito à medição humana.

A eternidade é apresentada na Bíblia em dois sentidos:

  • O primeiro sentido pertence exclusivamente a Deus. Para fins didáticos chamaremos de "eternidade passada". Animais, homens, anjos e todas as demais criações tiveram início, passaram a existir. Somente o SENHOR é ETERNO.
  • O segundo sentido refere-se a "eternidade futura", aquela que o homem participará, seja em gozo ou sofrimento eterno.

Esta breve reflexão será sobre a eternidade futura, o porvir.

A HUMANIDADE CAMINHA PARA UM ESTADO ETERNO

A vida que vivemos sobre a terra em breve chegará ao fim (Sl 90.9). Mas a condição de existência quando sairmos deste mundo, é eterna. Nós estamos indo para a eternidade.

A criação do novo céu e da nova terra é o ato preparatório final que antecipa o reino eterno de Deus.

Os céus e a terra atuais, manchados pelo pecado humano e pela maldição em que incorreram, "perecerão" e "serão mudados" (Hebreus 1.11-12), abalados e removidos (12.26-27). Para o primeiro céu e terra, nenhum "lugar" será encontrado, mas em seu lugar um novo céu e uma nova terra aparecerão (Apocalipse 20.11; 21.1).

2 Pedro 3:10 - Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.

Apocalipse 21: 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

O apóstolo Pedro afirma que a justiça habitará os novos céus e a nova terra pelos quais esperamos (2 Pedro 3.13).

Novo Céu e Nova Terra

O novo céu e nova terra é uma promessa amplamente ensinada pelas Escrituras Sagradas.

Após o juízo final dar-se-á o início do estado eterno, com o novo céu e a nova terra; os santos viverão eternamente com Deus neste novo sistema de coisas.

"Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe" (Ap 21:1).

Paulo diz que a criação será "libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (Rm 8:21).

Como descrever os novos céus e a nova terra?

Certamente que o novo céu e a nova terra será uma obra sem igual, como nunca visto antes.

Entre outras coisas gloriosas como beleza, paz, gozo, esplendor, glória, podemos dizer que as misérias que agora causam tanto dano e angústia desaparecerão: nenhum luto, dor, doença, velhice, morte - nenhum resquício da maldição permanecerá, porque já as primeiras coisas já passaram" (Ap 21.3,4; 22.3).

Os novos céus e a nova terra serão livres de toda maldição. Eles serão povoados pelos "servos" do Deus Altíssimo (Apocalipse 22.3-5), por aqueles que se apegaram à Palavra de Deus e confessaram Jesus Cristo (Ap 1.2, 9; 20.4). Eles foram redimidos pelo sangue do Cordeiro, e seus nomes estão escritos no Livro da Vida (Ap 12.11; 20.12, 15; 21.27).

Nesta nova criação há um destaque, a cidade celestial, a nova Jerusalém que descerá da parte de Deus e se entronizará na nova terra.

Apocalipse 21:1-2 - "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo".

A Nova Jerusalém é o lugar que nos preparou o ETERNO Deus, para que, na consumação de todas as coisas, estejamos eternamente com Ele. Ela é descrita por Jesus Cristo como "a casa de meu Pai", onde há muitas moradas (Jo 14.1-4).

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome (Ap 3:12).

"...Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles" (Ap 21:3).

A morada dos justos será incomparável, esplêndida e gloriosa; uma cidade preparada para aqueles que foram preparados para ela.

O ETERNO Deus fará da cidade a sua própria morada (Ap 21:3; Ap 22:3). Na Nova Jerusalém estará a glória de Deus (Ap 21.11,23; Ap 22.5). A luz do Senhor a iluminará (Ap 21:23; Ap 22:5) e a Cidade será o centro do reino eterno (Ap 21:26; Ap 22:5).

A Jerusalém celestial é também chamada de: "a cidade do grande Rei" (Mt 5.35), "Jerusalém do alto" (Gl 4.26), "nossa pátria" (Fl 3.20), "a cidade, cujo arquiteto e edificador é Deus" (Hb 11.10), "pátria celestial" (Hb 11.16), "Jerusalém celestial" (Hb 12.22), "a cidade do Deus vivo" (Hb 12.22), "a cidade que há de vir" (Hb 13.14), "cidade do meu Deus" (Ap 3.12), "Cidade Santa" (Ap 21.2), "o tabernáculo de Deus" (Ap 21.3), e "a esposa do Cordeiro" (Ap 21.9).

É importante sabermos que a glória de Deus sempre se expande muito além de nossa compreensão. Basta dizer que a Nova Jerusalém é somente a capital da nova terra, que por sua vez é o centro de um vasto universo de um novo céu. Por mais poderosa que a imaginação humana tenha provado ser, o que Deus preparou para o seu povo está muito além de nossa capacidade de reflexão.

Nesta temporada debaixo do Sol, o crente experimenta pela fé a presença do Deus invisível, mas no porvir o crente verá a Deus face a face. Na eternidade futura Deus e a humanidade não estarão separados, farão parte de uma realidade única.

Como seremos na Eternidade Futura?

Jesus Cristo tornou-se a maior revelação bíblica sobre a Eternidade (Jo 17.3, 1Jo 5.11-12). Por meio da sua ressurreição (At 1.3), nós podemos conhecer melhor como será nosso corpo na eternidade futura (Rm 6.5).

1. O nosso corpo

A Bíblia diz que seremos semelhantes a Jesus Cristo (1 Jo 3.2-3), e que, assim como Ele, teremos um corpo imortal e glorificado (Fp 3.20-21). O corpo glorificado não envelhece, não se cansa, não sente dor e não morre (1Co 15.48-53).

Há fortes indícios bíblicos de que esse corpo glorificado pode assumir características humanas, sem ser limitado por elas.

Após a ressurreição, Jesus manifestou-se em diferentes formas. (Mc 16.12, Jo 21.12), às vezes sendo reconhecido (Mc 16.9-10, Lc 24.30-31, Mt 28.9-10), às vezes não (Lc 24.15-16, Jo 21.4). Jesus comeu e bebeu com os discípulos depois que ressuscitou dentre os mortos (At 10.40-41, Lc 24.42-43).

Outro aspecto impressionante do corpo glorificado é a forma como ele se desloca de um lugar para o outro. Jesus simplesmente desapareceu da presença de dois discípulos (Lc 24.31) e, pouco tempo depois, apareceu dentro de uma sala, cujas portas estavam trancadas (Lc 24.36, Jo 20.19,26).

Resumindo, tudo nos leva a crer que, assim como Jesus, teremos um corpo físico que não é sujeito ao tempo, ao espaço e à matéria.

2. O nosso entendimento

E o que a Bíblia diz sobre o nosso nível de conhecimento na eternidade? Será que reconheceremos uns aos outros?

É claro que sim. No céu não podemos ser menos inteligentes do que somos agora.

Quando o profeta Isaías diz que não haverá lembrança das coisas passadas, e nem memória delas (Is 65.17), precisamos entender que o contexto fala de angústias, tristezas e sofrimentos (Is 65.16), e não de registros cognitivos. Na eternidade futura não haverá "saudade" e nem "tristeza" com relação à presente era.

Podemos crer biblicamente que continuaremos possuindo uma personalidade e uma identidade própria, tendo plena consciência de quem somos e de quem são as outras pessoas (Mt 8.11, Jo 14.1-3, Mt 26.29), mas tudo de uma maneira muito superior a atual.

A Bíblia diz que nós conheceremos plenamente, como somos plenamente conhecidos (1Co 13.12), ou seja, conheceremos a Deus da mesma forma como Deus nos conhece (Sl 139.1-2). Certamente o nível de conhecimento dos glorificados será imensurável. (1Co 2.16)

3. Os nossos sentimentos

Mas, e quanto aos nossos sentimentos, será que teremos emoções na eternidade?

Claro que sim, mas de uma maneira perfeita.

  • O que é corruptível será revestido de incorruptibilidade. Isso inclui: não mais, tristeza, inveja, rancor, mágoas, decepção, ganância, amargura, etc.
  • A Bíblia descreve o céu como um lugar de prazer e alegria eterna (Sl 16.11, Mt 25.23, Lc 15.10), é como experimentar algo novo e bom a todo momento (Ap 21.5).

Não há absolutamente nada de excelente e maravilhoso que nós possamos vivenciar aqui na terra, que chegue perto do que haverá na vida eterna com Cristo (2Co 12.1-4).

Conclusão

Deus fará tudo novo e da melhor qualidade.

Apesar de tudo que foi dito aqui possa parecer incrível, convém deixar claro que não há como descrever as extraordinárias bênçãos que nos aguardam na eternidade futura. Podemos crer que, em todos os aspectos, encontraremos algo infinitamente superior na vida eterna em Cristo (Is 64.4, Sl 145.3, Sl 147.5, Rm 11.33).

Amados irmãos, diante disso, que tipo de renúncia seria grande demais neste mundo, quando temos certeza e prova daquilo que nos espera na eternidade? (Hb 11.1).

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.