A Dimensão que Falta

14/12/2020

O que falta para aquela pessoa que ouviu o Evangelho da Salvação e confessou a Jesus Cristo como SENHOR de sua vida? O que lhe falta? Qual a dimensão ausente?

"Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." (Gl 2.19-20).

O apóstolo Paulo não foi apenas um crente em Jesus Cristo, mas alguém que se sentiu tão identificado com o Mestre que estava disposto a considerar-se um com Cristo. Paulo estava unido a Cristo e já não vivia por sua própria vida, mas animado pelo Espírito Vivificante de Cristo. Esta é a dimensão que falta na vida de muitos cristãos nesta pós-modernidade.

A Dimensão que Falta

A Nossa União Plena com Cristo

Quase sempre pensamos em Jesus Cristo como uma Pessoa separada de nós mesmos que nos ouve e nos ajuda. O próprio Jesus, entretanto, na parábola da Videira e dos Ramos fala sobre a vida que Cristo vive em nós. "Eu sou a videira e vós sois os ramos," Ele diz em João 15:5.

O que pode ser mais íntimo do que a união entre a videira e o ramo? Assim, a mesma vida e Espírito que estão em Cristo têm de estar em nós.

Muitos veem a Cristo como um Salvador que é separado e externo. Tais pessoas nunca poderão desfrutar da vida em Cristo no sentido pleno. Eu preciso crer que o Salvador vive em mim. Eu preciso saber que da mesma maneira que Cristo está no Céu, Ele está em mim, no mais íntimo da minha vida. Ele vive em mim, e por viver em mim pode me capacitar a viver como filho de Deus.

Cristo vive em mim e se torna a minha própria vida! Ele entra na própria raiz da minha essência e do meu ser. Ele entra na minha vontade, pensamento e sentimento.

Quando entendo essa verdade, fico fortalecido, minha alma se prostra em adoração e confiança em Deus. As Escrituras dizem isto de uma maneira inconfundível: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gl 2:19- 20).

A Realidade Cristã na Pós-modernidade

Hoje podemos encontrar milhões e milhões de cristãos no planeta, mas quantos são capazes de dizer o mesmo que o apóstolo Paulo?

"...já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".

O que nos falta? Uma vida plena em união com Cristo! E o que essa vida de união plena faz?

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Ef 3:29

Qual o poder de Deus que está operando na sua vida hoje? Pense um pouco sobre isso. Você percebe a tremenda necessidade do entendimento e da vida plena em união com Cristo em nossos dias?

O que fazer? Primeiro precisamos conhecer a doutrina, em seguida aplicá-la em nosso viver diário.

Compreendendo a Doutrina

A vida de união com Cristo é a "doutrina ausente na igreja pós-moderna".

Não podemos apenas confessar a Cristo e viver sem o agir de Deus. Se não tivermos uma união plena com Cristo, o resultado do nosso viver será a fraqueza, o cansaço e o fracasso.

Jesus falou sobre sua íntima relação com o Pai Celeste quando disse "Eu e meu pai somos um" (João 10:30). Esta experiência nunca foi mencionada como sendo somente dele, pois Ele disse 'Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.' (João 14:23). Isso não é simbólico, mas real.

Observamos que Jesus, em sua última oração, seu cuidado para conosco é manifesto quando ele expressa: 'E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste' (João 17:20-21). Isso inclui unicidade corporativa que é tão vital a seus discípulos quando se vê a ênfase principal "Como Tu ó Pai o és em Mim e Eu em Ti". Esta unidade íntima poderia até ser chamada de - a dimensão que falta.

Diante do exposto, fica claro que eu não posso ter essa vida plena de união com Cristo, a menos que eu procure seguir o exemplo de Jesus em Sua relação com o Pai Celeste. Jesus Cristo viveu na mais profunda dependência do Pai. Ele disse: "Eu não posso fazer nada por Mim mesmo." Em tudo Ele derivava Sua vida de Deus. Jo 5:30. Do início ao fim do ministério de Jesus Cristo na terra, Deus, o Pai, era o Cabeça.

Se eu entendo que o Cristo que vive em mim é o Cristo que honrou ao Pai Celeste em tudo, serei capaz de entender de igual forma que Aquele que vive em mim implantará a mesma disposição em minha vida.

Esta será a bem-aventurança e a força da minha vida: quando eu aprender, como Cristo, a saber que Ele é tudo: "Por Deus, para Deus e através de Deus são todas as coisas" (At 17:28; Ef 1:10).

Continuemos a aprender mais dessa doutrina observando as etapas da vida de Jesus Cristo em relação ao Pai Celestial, uma união íntima e profunda.

O Nascimento e Vida de Jesus Cristo

Olhe para o nascimento de Jesus Cristo. Deus operou o poder do Espírito Santo na virgem Maria. Foi pelo tremendo poder de Deus que Jesus nasceu como um bebê em Belém.

Jesus Cristo sempre disse às pessoas que Seu Pai O tinha enviado. "O Pai entregou todas as coisas nas mãos do Filho," Ele disse (Jo 3:35). Depois acrescentou: "Por isso Ele concedeu ao Filho ter vida em Si mesmo" - Jo 5:26.

Esse também deve ser o nosso ponto de partida. "Minha vida vem de Deus. Eu fui criado para Ele. Não tenho nada em mim mesmo, e tudo que preciso, devo procurar em Deus".

Devemos dizer em profunda sinceridade: "Esta nova vida é a vida que tenho de Deus. Ele a deu para mim. Eu tenho uma nova vida que veio de Deus. Ele está iniciando uma obra no meu coração, pelo Espírito Santo.."

Alguém pode perguntar: Sou um crente e agora? Esta nova vida que Deus me deu, quem vai sustentá-la? Respondemos: Somente Deus pode terminar o que Ele começou.

Cristo viveu toda Sua vida nesta terra na dependência da vontade, força e poder de Deus. Ele disse: "As palavras que falo, não as falo de Mim mesmo, mas como o Pai as deu. O Pai mostrou as obras. Eu as faço." (Ver João 14:10).

Você quer que Cristo opere em sua essência exatamente essa mesma disposição? Se sim, você deve entregar a sua vida a Deus e reconhecer: "Meu Deus, Tu a plantaste em mim; Tu, somente, podes mantê-la, quero viver para Ti."

A grande razão pela qual nossa vida cristã não avança é que queremos seguir com Cristo do lado de fora. Nós tentamos fazer as coisas por nós mesmos. Temos muita energia e somos muito autoconfiantes. Nunca aprendemos a lição elementar que a nossa única posição vitoriosa é "Cristo vive em mim". E para que isso aconteça é preciso renúncia e submissão. Então Cristo operará em nós de modo pleno.

Por que Jesus Cristo alcançou tamanha vitória, e por que satisfez a Deus, o Pai? Por uma razão: Ele permitia que Deus trabalhasse nEle de manhã até a noite. Cada passo era em dependência de Deus, o Pai.

Devemos fazer algo semelhante: "Senhor, guia-me, espero em Ti, opera em mim".

A Morte de Cristo

O que a morte de Cristo nos mostra com relação à nossa dependência de Deus? Mostra que a vida que Deus deu ao Seu Filho foi por Ele entregue de volta a Deus. Isso é justo. Isso é certo. Se tudo o que tenho é de Deus, então tudo deve retornar a Ele.

Jesus disse: "Eu desci do céu não para fazer a Minha própria vontade, mas a vontade daquele que Me enviou." No Getsêmani, naquelas últimas horas de angústia antes de Sua morte, Ele disse ao Pai: "Não se faça a Minha vontade, e sim, a Tua".

Nós, como crentes, precisamos reconhecer o direito que Deus tem sobre nós.

Minha vida vem dEle, e cada momento da minha vida deve ser entregue de volta a Ele. Toda força que recebo na vida espiritual vem de Deus.

Cristo viveu somente para a vontade de Deus. E você, quer este Cristo em seu coração ou quer tentar viver um pouco por sua própria vontade? Você quer o Cristo que fez a vontade do Pai, que entregou tudo?

Se já houve alguém que teve o direito de dizer: "Eu viverei por mim mesmo," este alguém foi Cristo. Mas Ele não agiu assim. Este é o Cristo que eu quero que viva em mim, capacitando-me a viver na dependência de Deus.

Agora Cristo diz: "Se você quer que Eu viva em você, você deve fazer o que Eu fiz. Você deve entregar a sua vida própria até a morte, e morte de cruz, para ser crucificado." Nós devemos ser verdadeiros participantes da morte de Cristo.

Por isso, a Palavra de Deus diz: "Porque se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição" (Rm 6:5).

Portanto, eu como cristão devo dizer para Deus: "Eu quero morrer para mim mesmo, para o mundo e para o pecado". Estou crucificado com Cristo.

O crente é crucificado com Cristo, mortificado, em virtude dessa união com Ele.

O velho homem está preso à cruz de Cristo, pois pelo seu poder é morto; e esse poder se refere expressamente à cruz, porque não podemos ser mortos de outra maneira senão participando da morte de Cristo.

O homem deixado à sua própria natureza é uma massa composta de pecado; está escravizado pelo pecado e nada pode fazer por si mesmo para mudar essa condição. Mas, ao se converter a Cristo, é liberto dessa condição miserável; não que cessa imediatamente de pecar, mas que deixa de ser dominado e escravizado pelo pecado; em Cristo aquele que crê é finalmente liberto do domínio do pecado.

Jesus Cristo tomou sobre ele um corpo e entregou esse corpo à morte; por meio da qual foi feita uma expiação pelo pecado, e o caminho foi aberto para o Espírito vivificante, para ter acesso mais completo e poderoso no coração humano.

Nosso corpo de pecado (o eu carnal) é crucificado com Cristo. Deste modo o princípio da vida que Jesus Cristo implantou em nós é levado a pleno efeito. Agora não servimos mais ao pecado; a partir de agora vivemos para Aquele que, por nós, morreu e ressuscitou.

Mas, há algo mais. Você não apenas morreu com Cristo, mas foi também com Ele ressuscitado para andar em novidade de vida. Olhemos um pouco para a ressurreição de Jesus Cristo.

A Ressurreição de Cristo

Quando Cristo entregou Sua vida, Deus a deu de volta para Ele de uma maneira muito mais gloriosa. Depois que Cristo desceu à sepultura, Deus O exaltou dando-Lhe uma nova vida, infinitamente maior e melhor do que aquela que entregara.

A ressurreição de Jesus Cristo me traz este ensinamento: que se eu estiver disposto a negar minha vida pecaminosa, minha vontade perversa, meu coração e suas afeições, todo o meu poder neste mundo, para entregar tudo isto a Deus, Ele trará a nova vida ressurreta de Cristo ao meu coração aqui na terra.

Jesus Cristo é aquele que vem e traz o poder da Sua morte para dentro de mim, para que tudo morra para si mesmo e para o pecado, e traz o poder da Sua vida, para que tudo em mim possa viver com a nova vida de Deus.

Não se contente com meros pensamentos a respeito da presença de Jesus. Deixe Sua vinda ser usada por Deus.

A Ascensão de Cristo

Cristo entregou a Si mesmo para Deus, morreu em submissão ao Pai e esperou que Deus O exaltasse. Porque Ele agiu assim, Deus O exaltou para o lugar de bênção. Por causa de Sua morte e ressurreição Ele pôde nos enviar o Espírito Santo.

Jesus ressuscitou e subiu para junto do Pai. Ser levado para Deus significa que Cristo entra em mim e vive Sua vida em mim. Ele me introduz a um relacionamento pessoal com o Deus vivo.

A grande pergunta que mexe com a igreja é: "O que podemos fazer para conseguir a vida plena de Cristo e viver como Deus promete que podemos viver? Antes da resposta precisamos fazer uma pergunta a nós mesmos. Qual?

"Será que quero entregar tudo que sou para que o SENHOR Jesus Cristo viva em mim?"

Você sabe como Cristo viveu em Paulo. Era como se Cristo tivesse encarnado-se em Paulo, de modo que o apóstolo apresentava o mesmo zelo por Deus, o mesmo amor pelas almas, a mesma prontidão para sacrificar tudo. Tudo de notável em Paulo era a completa vida de Cristo nele. Você deseja ter este nível de união com Cristo? Está pronto para entregar tudo de você a Cristo?

Você realmente deseja isso? Se a sua resposta é sim, diga-Lhe: "Eu me rendo a Ti, SENHOR! Entrego-te todo o meu ser, tudo o que sou! Quero que o SENHOR tome mais de mim e que eu tenha mais de TI. Quero que o Espírito de Cristo viva Sua vida em mim e me faça exatamente como Ele é." Amém!

Não se contente mais com um cristianismo de meio coração, dizendo: "Eu tenho um pouco de Cristo"

Viva a vida plena que Cristo oferece! Deixe Cristo tomar conta de tudo. Deixe Cristo agir, governar, orientar, fazer com que você viva na dependência de Deus.

Os que estão em Cristo são verdadeiramente ressuscitados da morte do pecado para uma nova vida de retidão, assim como o corpo de Cristo foi ressuscitado da sepultura e depois ascendido à destra de Deus.

Medite nesta doutrina, creia nela e confesse diariamente até que essa realidade possa fluir dentro de sua vida continuamente. Uma vez que você se livre do domínio do seu velho homem e seja revigorado por Sua nova vida, seu novo eu não terá problemas em resistir com triunfo os velhos hábitos que insistirão em querer voltar por algum tempo (Romanos 8;13, Efésios 4:17-32, 5:1-7, Colossenses 3;5).

Agora mesmo faça uma entrega total de toda sua vida ao Espírito Santo para que Ele possa produzir uma vida plena de união com Cristo. Peça a Ele para fortalecer sua vontade e sustentar seu desejo até que a esperança da Glória se torne realidade!

Não permita que o desânimo tome conta, e mesmo que você falhe no começo não acredite na mentira satânica quando ele diz que isso não funciona para você. Sua confissão precisa ser firme e contínua na Palavra de Deus (Hebreus 11:3). O novo e radiante 'crente' surpreenderá sua família e amigos. Eles notarão que você estará mais tranquilo. Sua obra e testemunho por Jesus serão mais triunfantes - será Jesus trabalhando em você! Com essa unicidade você será capaz de amar àqueles impossíveis de serem amados.

Você precisa apropriar-se do poder liberado na Cruz, o qual liberta você de seu ego fraco e decaído, e assim sua velha vida vai sendo substituída pela vida do Cristo ressuscitado (Gálatas 2:20).

Estando firme na fé, o Espírito Santo transferirá a santidade de Jesus para o seu interior. Isto é ter vida abundante como Jesus mesmo prometeu (João 10:10).

Vivendo e caminhando no Espírito de Cristo, sua experiência de mediocridade espiritual em breve se transformará em uma nova realidade, uma vida triunfante sem precedentes. Mesmo sob pressão você verá quanto é capaz de manifestar amor, alegria, paz, longanimidade, fidelidade, bondade, misericórdia, brandura e autocontrole. (Gálatas 5:22-23).

Conclusão

A doutrina bíblica de nossa união com Cristo deve ser crida, confessada e praticada, ou seja, apropriada na vida diária se quisermos desfrutar de um viver triunfante.

Sabendo que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Rm 6:6.

Se há falta de entendimento ou recusa de aceitação da sentença de morte de nosso "velho eu" (Romanos 6:6), a liberação do poder da ressurreição de Cristo em todo o nosso ser será restrito. Mas,

Se há entendimento dessa doutrina e plena aceitação da sentença de morte de nosso "velho eu" (Romanos 6:6), a liberação do poder da ressurreição de Cristo em todo o nosso será abundante.

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências" - Gálatas 5:24.