A Capa e os Livros de Paulo

20/06/2022

A CAPA E OS LIVROS DE PAULO

II Timóteo 4:13 Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos.

Era a última recomendação que o grande apóstolo Paulo fazia a seu filho na fé, Timóteo, acerca das suas circunstâncias pessoais. São apenas algumas palavras que parecem não ter importância, porém, se nos foram conservadas nas Escrituras foi com um propósito divino.

Certamente vale a pena deter-se e considerar o que está escrito. Penso que a capa e os livros do apóstolo Paulo podem dar-nos muitos ensinamentos úteis para o dia de hoje.

O Fim da Missão e a Situação de Paulo

Voltemos primeiro um olhar sobre as circunstâncias em que se encontrava este fiel servo de Deus e sobre a expansão do Reino de Deus naqueles dias.

Tanto a vida como o serviço de Paulo chegava ao seu fim. Paulo sabia que em breve havia de deixar este mundo para estar eternamente com Jesus no paraíso de Deus.

Seu espírito estava cheio do «reino celestial», mas nesta terra Paulo encontrava-se só. Este homem que tinha renunciado a tudo, havia empobrecido em tudo que respeita a bens deste mundo, tinha padecido fome e sede, frio e nudez, vergonha e perseguição, por seguir o seu Senhor; e agora, no fim da sua missão, voltamos a encontrá-lo de novo na pobreza.

O propósito com que Paulo pedira a sua capa e rogava a Timóteo que viesse antes do inverno, mostrava bem a necessidade que ele tinha do seu abrigo, sem aludir à sua pobreza.

Sem dúvida, apesar da sua triste condição material, nenhuma palavra de descontentamento escapou da sua boca. Nunca tinha pensado em obter fama, bens ou uma posição privilegiada aqui na terra.

O seu foco, coração e mente, estava nas coisas do Alto. No final da sua primeira carta Paulo disse: «Mas é grande ganho a piedade com contentamento: Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes» (1 Timóteo 6:6-8).

"Tendo com que nos cobrirmos..."

Talvez faltasse ao apóstolo o agasalho para protegê-lo do frio, por isso pede a sua capa.

De todas as formas Paulo havia exortado e ensinado os outros. Foi um verdadeiro exemplo para o rebanho de Cristo, tendo vivido o que pregava e cumprido aquilo que exortava. Mesmo pobre, limitou-se a pedir a capa, os livros e os pergaminhos; aqui terminam os seus desejos pessoais.

É motivo de uma profunda reflexão observar que o legado material do grande apóstolo dos Gentios limitava-se a uma capa, os livros e pergaminhos. Como aconteceu com o Senhor Jesus Cristo, o mundo não teve muito que repartir depois da sua morte.

«Buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está, assentado à destra de Deus.» e «Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus (Cl. 3:1-3).

No conselho soberano de Sua vontade, o SENHOR desta vez não livrou Paulo do cárcere como o fez anteriormente, porém, Paulo podia meditar nas palavras que ouviu do próprio Deus: "A minha graça te basta" - 2 Co 12:9.

Obreiros Seduzidos Pelo Material

O modo de ser de Paulo parece não ter influenciado o estilo de vida dos obreiros de sua época. Na verdade muitos líderes tinham pensamentos muito diferentes de Paulo, especialmente sobre as coisas materiais. Havia obreiros que queriam enriquecer neste mundo. Demas, por exemplo, fora um colaborador do apóstolo, porém, amando mais este presente século, abandonou Paulo (2 Tm 4:10). Todos os que estavam na Ásia se apartaram dele. Parece que poucos crentes eram atraídos pelo projeto de vida de Paulo. A maioria preferia um cristianismo mais próspero nesta terra, mais agradável e desejável para o homem.

Provavelmente o afastamento de obreiros poderia ser interpretado como algo muito ruim para outros líderes, não para o apóstolo Paulo. A sua felicidade não dependia dos seus vínculos com os crentes, por muito apreço que por eles tivesse; tão pouco dependia da sua obra e do seu serviço, ainda que ambos tivessem sido certamente para seu gozo e refrigério.

A felicidade do apóstolo estava fora destas coisas, nas mãos do Altíssimo. Paulo estava completamente seguro de que o seu Deus era «poderoso para guardar o seu depósito, até àquele dia» (II Tim. 1:12). Por isso caminhava em frente, com os olhos sempre fixos sobre o seu Senhor. Jesus Cristo e as coisas celestiais enchiam o seu coração, e resplandeciam com um brilho cada vez maior à medida que ele ia chegando ao final da sua vida terrena. Por essa razão desejava desfrutar dos livros e dos pergaminhos que havia deixado em casa de Carpo, em Trôade (Turquia).

Ignoramos o título e o conteúdo dos livros e pergaminhos. Eram cópias das suas epístolas? Não o sabemos, porém, supomos que eles tinham relação com os estudos do apóstolo nas Escrituras e com o conjunto da sua obra. Paulo queria edificar a sua alma e o seu espírito com a leitura de livros sagrados.

A capa e os livros do apóstolo, falam também uma linguagem clara para os nossos dias.

Acredito, irmãos, que não sejam somente os pecados grosseiros que corroem e destroem a vida de alguns obreiros e crentes nos dias atuais.

Muitas vezes o que entristece e extingue o Espírito Santo é o amor às coisas deste mundo e a busca de interesses pessoais em detrimento do chamado divino. Fazemos tudo para realizar os nossos projetos, enquanto o Reino de Deus fica com as sobras.

  • Quantos filhos de Deus andam descontentes porque não conseguem realizar os seus desejos materiais!
  • Quantos servos gemem por não ser o que sempre sonharam? Quantos filhos de Deus queixam-se por não possuir isso e aquilo?

Que o Senhor Jesus a todos ilumine e desperte seriamente as nossas consciências.

É evidente que o esforço contínuo para obter sucesso, fama e o bem-estar material está em contradição com a lição que representa a capa e os livros do apóstolo Paulo.

Muitos falam e agem como se a fortuna, uma boa carreira, e o sucesso neste mundo fosse o mais importante e o mais desejável. Por isso é preciso orientar a juventude para os valores eternos, despertando nos seus corações o desejo de levar primeiramente uma vida que honre ao Senhor.

Sim, a capa e os livros do apóstolo, seu hábito de peregrino, lança sobre tudo o que falamos uma maravilhosa luz e nos faz refletir profundamente. O que realmente buscamos?

Não esqueçamos que temos de nos manifestar neste mundo como povo de Deus.

«Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna» (1 Timóteo 6:11-12).

Foge - segue - milita - toma posse!

  • Fuja da distração, do embaraço, do peso e das preocupações deste mundo:
  • Siga os valores espirituais - valorize e priorize as virtudes do Espírito;
  • Combata as adversidades da vida com a confiança em Deus;
  • Tome posse da vida eterna. A verdadeira vida seja o seu alvo, a sua propriedade e o seu tesouro.

Cremos que muitos ministérios não chegam a desenvolver-se porque quem os possui se deixa envolver pelas coisas do mundo, em prejuízo dessas quatro recomendações de Paulo a Timóteo.

É claro que Deus quer que tenhamos o nosso trabalho nesta terra, porém, sem negligenciarmos o nosso chamado.

Diante de tudo que foi dito, alguém poderá replicar dizendo: «Este não é o caso dos crentes em geral; as circunstâncias que você acaba de descrever são apenas exceções».

Gostaria que fosse assim. Mas, na verdade, todos nós corremos o risco de ser contagiados pelo espírito deste século. Portanto, a advertência é para todos.

Livros e Pergaminhos

Os livros e os pergaminhos falam do cuidado que cada um deve ter com a edificação e maturidade. Os livros foram deixados na Ásia Menor, e aqueles que lá estavam tinham afastado-se de Paulo e, provavelmente não demonstravam apreço por essas obras literárias.

Deus deu-nos também livros sagrados que nos permitem conhecer a verdade e a Sua vontade. Mas, acaso a apreciamos as Escrituras como devíamos? Podemos repetir com o Salmista:

«De todo o meu coração te busquei: não me deixes desviar dos teus mandamentos! Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros... Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais, do que o ouro tino» (Salmo 119:10, 24 e 127);

«Achando-se as tuas palavras logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e a alegria do meu coração» (Jeremias 15:16).

Estou certo de que muitos crentes preferem outras fontes em vez dos livros sagrados. Infelizmente quando um cristão abraça outras fontes, diminui rapidamente a sua fome do pão celestial; o coração desvia-se do alvo e a sua alma atrofia-se.

O SENHOR recomendou solenemente a Josué: «Não se aparte da tua boca o Livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás» (Josué 1:8).

Naqueles dias essa dedicação constituía um requisito indispensável para ter bom êxito na vida.

Conclusão

Paulo aprendeu a ser leve, a não se sobrecarregar com as coisas terrenas para melhor servir a Deus. Sua vida foi e continua sendo um exemplo para todos nós.

Que o Senhor Jesus nos conceda a graça de sermos simples e santos, de não construirmos a nossa vida sobre os afazeres terrenos e de não enfraquecermos espiritualmente pela ilusão das comodidades materiais.

A regra de vida que aprendemos com esse texto bíblico pode ser resumidoa da seguinte forma:

"Diante do material, estejamos contentes com o pouco, mas com respeito ao espiritual, queiramos sempre mais!".

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!