4 Solos Diferentes

15/05/2022

Mateus 13:1ss.

Parábola é uma história terrena com um significado espiritual. As parábolas de Jesus falam de algo comum ao cotidiano dos ouvintes a fim de ajudá-los a entender uma verdade espiritual. Quando Jesus ensinava em parábolas, Ele usava coisas com as quais as pessoas de Sua época estavam familiarizadas. Se Ele estivesse aqui hoje, as parábolas seriam diferentes porque a nossa cultura é diferente. Certamente Jesus falaria menos sobre agricultura e contaria mais histórias sobre computadores!

A parábola que vamos analisar é sobre um semeador (agricultor) que saiu para plantar suas sementes.

A maioria das pessoas com quem Jesus estava falando eram agricultores. Jesus estava usando em seu discurso um tema que o seu público podia entender e a partir daí o Mestre faria uma analogia, ensinando àquelas pessoas o que não sabiam sobre o reino de Deus. Mateus 13:1.

Essa parábola fala de quatro tipos diferentes de solos nos quais as sementes foram plantadas.

No começo da incursão do semeador, algumas sementes caíram no caminho, um lugar por onde muitas pessoas andavam, onde o chão é mais duro do que o solo ao lado. Quanto mais pessoas andam por um caminho, mais "compactado" fica o solo. A semente que caiu no caminho não podia afundar na terra e germinar. Antes que a semente pudesse criar raízes, alguns pássaros vieram e comeram a semente.

  • Outras sementes caíram em lugares pedregosos, rochosos. É possível que plantas cresçam em terrenos pedregosos, sim, mas geralmente as plantas não vivem muito porque elas precisam ter raízes profundas no solo. As rochas duras bloqueiam as raízes e as plantas não conseguem sobreviver por muito tempo e quando sobrevivem não frutificam.
  • Algumas sementes caíram entre espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. As ervas daninhas são muito fortes, suas raízes consomem todos os nutrientes do solo e as plantas ficam sem nada. As plantas mal crescem e quase não produzem frutos ou flores.
  • Finalmente, outra parte das sementes caiu em boa terra. Produziu uma safra 100, 60 ou 30 vezes maior do que a plantada. Este último solo tinha tudo que era preciso para as sementes germinarem, desenvolvendo um crescimento saudável e frutífero. (Mateus 13:18-23).

Reflexão: A semente era a mesma em todos os lugares. Mas, a condição do solo era diferente.

  • No primeiro solo a semente não produziu nenhuma colheita;
  • A mesma semente produziu pouca coisa, por pouco tempo nos dois solos seguintes;
  • A mesma semente produziu uma grande colheita no solo certo.

Jesus estava dizendo que o problema não estava na semente lançada/plantada, que simboliza o Evangelho, a Palavra de Deus. O problema estava no tipo de solo, tipo de terra. Os solos são os corações das pessoas. Há tipos diferentes de pessoas e cada tipo tem uma reação diferente diante da Palavra de Deus.

Vejamos os quatro "solos" ou corações diferentes:

(1) Chão Duro: Algumas das sementes caíram em um solo duro, e os pássaros vieram e comeram as sementes. Algumas pessoas ouvem a verdade de forma superficial, não deixam a Palavra entrar em profundidade em seus corações. (Zacarias 7:12). Se as pessoas não receberem a palavra com fé, sua oportunidade será roubada pelo maligno.

(2) Lugares rochosos: Essas pessoas ouvem a mensagem com alegria, mas não há como aprofundar as raízes. Elas parecem estar felizes em viver a certa distância de Deus. Elas não aprofundam sua relação com Deus, não amadurecem, não crescem, estacionam e quando essas pessoas enfrentam pressão ou circunstâncias ruins, rapidamente esquecem a palavra de Deus.

Por algum tempo podem expressar grande entusiasmo, mas não amam verdadeiramente a Jesus Cristo. Havia grandes multidões que seguiam a Jesus, mas poucos eram Seus verdadeiros discípulos. Um crente fiel renuncia a tudo e segue Jesus até a morte.

Nota:

A palavra de Deus nunca promete que a vida será fácil, sem provações. Jesus promete algo muito melhor. Ele promete que estará conosco em nossos problemas. Ele promete que tudo cooperará para o nosso bem - para nos tornarmos mais piedosos e trazermos glória a Deus.

(3) Espinhos: Outra parte das sementes caiu entre espinhos. O mesmo acontece com certo tipo de pessoas. Algumas ouvem a Palavra de Deus, alegram-se, começam a crescer e dar frutos. Mas logo se envolvem com muitas coisas e ficam divididas, sobrecarregadas e sufocadas. Elas ficam preocupadas com os problemas da vida diária. Os muitos afazeres e preocupações consomem todo o tempo e energia dessas pessoas, assim como as ervas daninhas roubam todos os nutrientes das plantas boas.

Essas pessoas não PRIORIZAM Deus, não se concentram em viver para Deus, abraçam muitas tarefas seculares e não produzem nenhum fruto espiritual.

Lembre-se: Não há nada de errado com a Palavra. O problema sempre está na pessoa que ouve a Palavra, em sua forma de reagir ao Evangelho.

(4) Terra boa: Ainda outras sementes caíram em solo bom . Produziram uma safra 100, 60 ou 30 vezes maior do que a plantada. Isto mostra as pessoas que ouviram o Evangelho, creram em Jesus Cristo e priorizaram Deus em suas vidas. Essas pessoas cresceram, fortaleceram-se e produziram abundantemente; algumas produziram mais frutos, outras um pouco menos, mas todas produziram uma boa safra. O mais importante é que todos estejam produzindo bons frutos.

Interlúdio: Nos Estados Unidos há empresas especializadas que testam o solo antes do plantio. Um americano pode desenterrar alguns punhados de terra do seu quintal e enviar para análise. os especialistas vão colocá-lo sob seu microscópio e ver o que aquela terra contém e/ou o que está faltando. Em algumas semanas, eles enviarão um relatório mostrando quais as plantas indicadas para cultivo naquele tipo de solo. A pessoa interessada descobrirá se há bons nutrientes em seu quintal ou se precisa adicionar algo para deixar o solo pronto para o plantio de sua preferência.

Isso é muito útil para o cultivo de plantas naturais, mas como você pode testar o solo do coração das pessoas? Há duas ações iniciais:

1ª) Antes de evangelizar devemos orar e pedir discernimento a Deus. Aqueles que são conduzidos pelo Espírito Santo não voltam de mãos vazias.

2ª) Podemos preparar os corações das pessoas, intercedendo por elas.

Não somos responsáveis ​​por fazer a planta frutificar, mas somos responsáveis ​​por semear no lugar certo e manter as condições adequadas para o crescimento natural das plantas:

O solo em boas condições, luz solar, água e nutrientes.

Como você acha que podemos "regar" e "fertilizar" os corações das pessoas? Criando o ambiente favorável para o seu crescimento saudável.

  • Oração intercessória;
  • Bons ensinamentos da Palavra de Deus;
  • Boa comunhão e bons testemunhos cristãos;
  • Boas práticas e serviços cristãos;
  • Remoção de obstáculos. Uma boa terra de plantio deve está livre de pedras e de ervas daninhas. Retire tudo que está impedindo o seu crescimento e a sua frutificação espiritual.

Infelizmente, há pessoas que não compartilham a verdade que está no fundo de seus corações. Em vez de bons frutos, suas vidas estão cheias de preocupações, medo, ganância e frustrações. Elas pensam mais em si mesmas do que no SENHOR.

Estimado irmão, se o seu coração é duro, rochoso ou sufocado por espinhos, ore a Deus e peça um coração quebrantado:

Eu lhes darei um novo coração e porei em vocês um novo espírito. Eu tirarei seu coração de pedra e teimoso e lhe darei um coração terno e receptivo. -Ezequiel 36:26NLT

Deus quer que todos O sigam (2 Pedro 3:9), mas cada pessoa tem a livre escolha de aceitar ou de rejeitar a verdade. Lembre-se que você não é responsável por fazer a semente germinar e crescer! (1 Coríntios 12:3) Você foi chamado para semear o Evangelho (Atos 22:14-15). Faça isso sempre, mas ore a Deus, pedindo-Lhe sabedoria e discernimento para semear em boa terra.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!