4 Dimensões do Conhecimento de Deus

09/06/2024

Quatro Dimensões do Conhecimento de Deus

Texto bíblico base do sermão:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste – João 17:3.

Introdução

A palavra conhecimento aqui combina o aspecto racional com o relacional.

Conhecer a Deus "Inclui todas as impressões sobre a mente e a vida que uma visão justa de Deus e do Salvador é adequada para produzir." Inclui também: amor, reverência, obediência, honra, gratidão, afeição suprema. "Conhecer a Deus como ele é", amá-lo, respeitá-lo, obedecê-lo e honrá-lo, rendendo-se totalmente a Ele, em submissão e amor.

Não há outra maneira pela qual Deus é conhecido, senão na face de Jesus Cristo, que é a imagem brilhante e viva dEle. É pela intervenção do Mediador que o Pai Celeste é conhecido.

Nesta reflexão, exploraremos quatro dimensões do conhecimento de Deus, revelando como cada uma delas enriquece nossa compreensão e relacionamento com o ETERNO.

O conhecimento de Deus é uma jornada fascinante, uma busca que leva tempo, proximidade, intimidade e profundidade.

Iniciemos nossa jornada pelo entendimento da progressividade no conhecimento de Deus.

I. CONTINUIDADE/PROGRESSIVIDADE – Dimensão Natural/Racional - Oséias 6:3

"Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor; como a alva, a Sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" – Os 6:3.

A. Busca Contínua: O conhecimento de Deus não é estático; é uma jornada contínua de busca e descoberta.

B. Antecipação da Manifestação Divina: A alva e a chuva serôdia representam a promessa de Deus de se revelar progressivamente, intensificando a experiência do conhecimento divino.

C. Transformação Gradual: Assim como a chuva faz a terra florescer gradualmente, o conhecimento progressivo de Deus transforma nossas vidas ao longo do tempo.

Nada é imediato, mas fruto de uma longa caminhada. À medida que avançamos no conhecimento de Deus surgem nova descobertas, revelações e maravilhas. O segredo aqui é não desejar somente, mas ter uma atitude perseverante, de continuidade e progressividade.

Deus se revela a todos que o procuram, aqueles que o buscam de todo coração, de toda a alma, de todo o entendimento. Devemos buscar conhecer a Deus através da leitura das Escrituras.

Vamos agora adentrar na dimensão da proximidade do conhecimento de Deus. O segundo universo do conhecimento de Deus está na proximidade.

II. PROXIMIDADE – Dimensão da Santidade - Tiago 4:8

"Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração" – Tg 4:8.

"para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus" — Cl 1:10.

A. Convite à Aproximação: A proximidade no conhecimento de Deus é um convite para nos aproximarmos d'Ele, resultando em uma relação fraternal.

B. Condições para Aproximação: Purificação e sinceridade são requisitos para nos aproximarmos de Deus, evidenciando a seriedade da busca pela proximidade divina.

C. Resposta Divina: Ao nos aproximarmos de Deus, Ele se aproxima de nós, revelando Sua presença em resposta ao nosso desejo de proximidade.

No Salmo 34:18 está escrito:

¹⁸ Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. – Sl 34:18.

Assim como a amizade se fortalece com a proximidade, nosso relacionamento com Deus se aprofunda à medida que nos aproximamos d'Ele.

Deus se revela a todos que o procuram, aqueles que o buscam de todo coração, de toda a alma, de todo o entendimento. Devemos buscar conhecer a Deus através de nossa lealdade, fidelidade, vivendo em obediência aos seus mandamentos.

A terceira dimensão do conhecimento de Deus é a intimidade.

III. INTIMIDADE – Dimensão Relacional/Afetiva - João 13:23

"Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, a quem Jesus amava."

A. Posição de Privilegio: João buscou uma posição de proximidade e intimidade, reclinando-se no peito de Jesus, simbolizando uma relação próxima e pessoal.

B. Amor Recíproco: A intimidade no conhecimento de Deus é fundamentada no amor mútuo entre o discípulo e o Mestre.

C. Compreensão Profunda: João, ao estar próximo de Jesus, experimentou uma compreensão mais profunda do amor divino e dos mistérios do Reino.

A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmo 25:14.

E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. Cl 3:14.

Como um confidente que compartilha segredos com seu amigo mais próximo, nossa intimidade com Deus nos revela aspectos profundos de Seu amor e propósito.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2.

Deus se revela a todos que o procuram, aqueles que o buscam de todo coração, de toda a alma, de todo o entendimento. Devemos buscar conhecer a Deus através do amor. Quem ama quer estar perto.

A quarta dimensão é a profundidade. Conhecer a Deus em profundidade. Como isso é possível?

IV. PROFUNDIDADE – Dimensão Espiritual - 1 Coríntios 2:9, 10

"Antes, como está escrito: 'As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito, pois o Espírito a todas coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus" – 1 Co 2:9-10.

"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual"- Cl 1:9.

A. Revelação Sobrenatural: O conhecimento profundo de Deus não é acessível apenas por meios humanos, mas é revelado pelo Espírito Santo.

B. Preparação Divina: Deus prepara tesouros espirituais de profundidade insondável para aqueles que O amam, esperando serem descobertos.

C. Capacidade do Espírito Santo: O conhecimento em profundidade não se encontra no saber humano ou no estudo acadêmico, mas na dimensão do Espírito. Somente o Espírito Santo nos capacita a compreender as profundezas de Deus, guiando-nos em uma jornada de revelação contínua. É preciso viver no Espírito, andar no Espírito e ser cheio do Espírito. ( Veja 1Co 6:17; Gl 5:25;Rm 8:16).

Deus se revela a todos que o procuram, aqueles que o buscam de todo coração, de toda a alma, de todo o entendimento. Devemos buscar conhecer a Deus através da oração no Espírito.

Conclusão:

O conhecimento de Deus nos fortalece interiormente, enche-nos de fé e segurança, concede-nos uma visão dos fatos na perspectiva divina e nos ajuda a entender mais o propósito de nossa existência, o que Ele nos confiou e espera de nós.

Portanto, busquemos, no dia a dia, progredir, explorar, aproximar-nos e cultivar uma relação mais íntima com Deus, permitindo que este conhecimento molde e enriqueça nossa vida aqui e nos fortaleça cada vez mais na santa expectativa da vida eterna.

É por essas e outras razões igualmente preciosas que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao SENHOR.

"Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos" - Efésios 1:17-18.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!