Fortalecimento Interior
À medida que a humanidade evolui, criamos mais e mais dispositivos de defesa com a intenção de gerar a sensação de proteção, segurança. Contudo, por mais sofisticados que sejam nossos sistemas, eles apresentam vulnerabilidades.
Será que a melhor proteção é a que vem da ciência e da tecnologia?
O ETERNO Deus nos convida a buscar refúgio nEle, a viver debaixo de suas asas. Somente a proteção do SENHOR nos dá a segurança plena. Quando mais refugiados estivermos nEle, mais a nossa alma ficará em paz.
Sl 54:7 - Pois ele me livrou de todas as minhas angústias, e os meus olhos contemplaram a derrota dos meus inimigos.
Provações Para Todos
Os crentes não estão imunes às provações, conflitos, sofrimentos, dores e perdas. Não existe promessa escriturística que uma boa dose de cristianismo resolverá todos os problemas e que viveremos só de vitórias e alegrias. Não existe um campo de força protetor no qual você estará isento de provações. Homens de Deus passam por grandes tribulações e perdas. A diferença está no coração de cada um, como lidam com as situações adversas.
Não existe otimismo falso na Bíblia para dizer a todo instante: "É só vitória!". A fé é capaz de grandes coisas, mas Jesus fala que as provações e tribulações são inevitáveis. "No mundo passais por aflições, mas tendo bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16.33). Vivendo num mundo caído e caótico, podemos ser atingidos a qualquer momento por situações difíceis, mas podemos superá-las e permanecer inabaláveis como os montes de Sião.
O Evangelho é realista. No mundo teremos aflições, disse Jesus. O que precisamos não é de ausência de problemas, mas de poder para lidar com eles e nos mantermos em pé.
O patriarca Jó é um exemplo clássico nas Escrituras sobre o fortalecimento interior. Ele perdeu seus bens, filhos e a saúde. Seu corpo ficou cheio de chagas, seus amigos se afastaram e para piorar a situação sua esposa falava como louca, mandando o marido amaldiçoar a Deus. Mas, em meio a todos esses infortúnios da vida, Jó manteve-se fiel a Deus porque estava fortalecido interiormente. E no final de tudo o SENHOR Deus o recompensou com longevidade, saúde, riquezas e novos filhos.
Quantos de nós suportaria passara pelas mesmas aflições de Jó. Quantos estão interiormente fortalecidos em Deus para aguentar as pressões, problemas e calamidades que a vida traz?
Quantas pessoas que amam ao Senhor diante de lutas e sofrimentos enveredam por um caminho de tristeza e são consumidas por um peso emocional insustentável, permitindo que o medo e o pânico dominem as suas vidas.
Quantas pessoas estão dominadas pelo desânimo - acordam pela manhã sem disposição, frustradas e deprimidas? Esses são alguns indícios de fraqueza interior.
O homem precisa ser fortalecido interiormente.
O conceito de "homem interior", aparece em vários textos do Novo Testamento. Paulo afirma: "Por isso, não desanimamos, pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, o nosso homem interior se renova dia em dia" (2 Co 4.16).
O que é homem interior?
O "homem interior" é uma maneira de descrever o aspecto imaterial e invisível de uma pessoa. O "homem exterior", em contraste, seria o seu aspecto físico e externo.
Cremos que alma e espírito constituem a parte imaterial do homem. (Rm 2:9; Rm 7:22; 1 Ts 5:23; Hb 4:12; Gn 2:7; Jó 32:8; 33:4; Ec 12:7; Rm 8:9-10; 2 Co 7:1; Ef 3:16; I Ts 5:23; Hb 4:12; Tg 2:25).
A alma é o centro da personalidade do nosso ser, de nossa individualidade, com aspectos: racionais, afetivos e volitivos. A alma é responsável moralmente pelas decisões da vida.
O espírito é a dimensão que se relaciona com Deus. Jesus disse: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). O espírito do homem tem um conhecimento inato do certo e do errado (Rm 2:14-15). 1 Co 2:11 diz: "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está?
O homem transita continuamente entre o mundo interior e o mundo exterior, na busca de suprir suas necessidades fundamentais. Entretanto, diante de certas provações todo cuidado/esforço exterior será inútil, desgastante, doentio e potencialmente pecaminoso se o homem interior não estiver fortalecido.
Somente quando nossos pensamentos, sentimentos e vontades estão transformados, ordenados, guiados e fortalecidos pelo Espírito de Cristo é que podemos ter uma reação certa aos dilemas da vida.
O fortalecimento interior se dá pela habitação, comunhão e governo de Cristo no coração do homem. Quando nossa vida é gerada, dinamizada e dirigida a partir de seu verdadeiro centro, que é a união de nosso espírito com Deus, ainda que soframos desgastes oriundos de nossa existência neste mundo, somos renovados interiormente.
A Bíblia diz que precisamos estar fortalecidos interiormente.
"... que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior..." Efésios 3:16
O que significa isso?
Quando o homem interior está frágil, torna-se susceptível a todas as mazelas. Qualquer situação embaraçosa será capaz de desencadear pânico, desânimo e fracasso.
Pv 18:14 - O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?
Um homem, espiritualmente forte, sustenta os males de seu corpo e as provações da vida, pela fortaleza de seu interior. O homem tem, em geral, força suficiente para suportar as inevitáveis provações da vida, mas, um espírito fraco - ferido e abatido, o que pode fazer? Quando o homem interior está enfraquecido, quem pode levantá-lo?
O apóstolo Paulo deixa claro que precisamos de fortalecimento espiritual:
Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Ef 6:10.
É preciso estar fortalecido em Deus para vencer as provações deste mundo tenebroso.
O Salmo 3 - O Fortalecimento Interior
No Salmos 3, o salmista Davi apresenta ao Senhor Deus um clamor, suplicando livramento dos seus inimigos. Este salmo foi escrito quando Davi fugiu de Jerusalém por causa de Absalão, seu filho.
O rei Davi orou a Deus pedindo que o livrasse de seus adversários que eram muitos. Na vida, temos inimigos, lutas e batalhas, mas não me refiro às pessoas, pois a nossa luta real não é contra os seres humanos (Efésios 6.12). Os nossos grandes inimigos são demônios, seres espirituais malignos a serviço de Satanás, que procuram a todo momento nos levar para longe de Deus. É verdade que os espíritos malignos usam pessoas para os seus intentos diabólicos, mas essas pessoas são apenas instrumentos do diabo, não os verdadeiros inimigos.
Voltemos ao Salmo 3. Davi confia que o Senhor Deus o protegerá e o livrará da vergonha. Em vez de se curvar diante do problema, o rei Davi lançou um clamor a Deus, suplicando o livramento. Ter este tipo de atitude é nítida evidência de um homem com fortalecimento interior.
Salmos 3.3 Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.
A confiança no SENHOR é tamanha que Davi declara: "Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam".
Apesar das circunstâncias serem hostis, Davi não ficou dominado pelo medo, suas emoções não se desestabilizaram, ele não perdeu o sono.
Salmos 3.5 Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.
Davi era um homem que orava. Nós, reclamamos muito e oramos pouco. Quantas vezes, ao invés de ir ao altar de Deus, preferimos reclamar, lamentar e murmurar?
- Orações expressam desejos e revelam o coração, e assim denunciam ansiedades e ambições. Basta que se analise o conteúdo e a intensidade das orações que fazemos para saber o que realmente ocupa nossa mente.
- Oração é uma atitude de submissão e de humildade. Quem
se curva é porque reconhece a necessidade da ação de Deus em sua vida.
- Oração revela dependência e fé; crê que existe um Deus que está sobre tudo e todos e que pode intervir.
- Orações sempre brotam do relacionamento que temos com o
Senhor. O fortalecimento interior na vida de Davi era consequência de seu bom
relacionamento com Deus. Os problemas cercaram Davi, mas o rei estava
fortalecido interiormente e pode prevalecer sobre as provações.
- O crente deve cultivar uma vida de oração.
Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2 Tm 2:1
Fortaleça-se na Fé
Nenhuma honra maior pode ser atribuída a Deus do que a da fé, que confirma ou sela a verdade divina; e, por igual modo, nenhuma desonra tão profunda pode ser cometida contra Deus do que recusar-se a aceitar a sua graça, ou duvidar de sua Palavra.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Fl 4:13
Tal fé é um estimulante para crer em toda a suficiência de Cristo ao encarar todas as circunstâncias da vida.
Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. 1 Co 16:13.
Conclusão:
A proposta de Deus não é fazer desaparecer todos os problemas que investem contra nós. Na verdade, muitos problemas são inevitáveis. Então, qual é o método de Deus para o crente superar as lutas?
O crente precisa estar fortalecido em Deus para ser capaz de enfrentar os elementos adversos e permanecer de pé.
Imagine um homem com o sistema imunológico forte... ele consegue reagir e prevalecer sobre germes invasores, enquanto outro, exposto aos mesmos elementos (vírus, bactérias e fungos), porém, com o sistema imunológico fraco, não resiste e adoece. A diferença nesses dois casos não está no agente invasor, mas no tipo de defesa do organismo. É isso que precisamos neste mundo tenebroso: o fortalecimento interior.
Concluímos esta breve reflexão com as palavras de 1 Pe 5:10:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. I Pe 5:10.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!