Projeto Filipe

Reflexão Bíblica Semanal Para os Grupos Familiares

Estudos Mais Recentes no Projeto Filipe

Estudo da Semana

Discernindo os Tempos

3 Coisas Para Saber e 3 Coisas Para Fazer


..."o conhecimento superficial  em relação a Deus cria no interior do homem conceitos incompletos e, consequentemente,  uma teologia confusa, comportamentos errados e uma fé com pontos de incredulidade". Denis Frota


.

 .

Que lições aprendemos com:

 "Discernindo os Tempos: 3 Coisas Para Saber e Fazer?"

     Comente sobre isso:

10 Perguntas para Estudo em Grupo, Baseadas no Texto: "Discernindo os Tempos -  Três Coisas Para Saber e Fazer".

Perguntas para Discussão em Grupo
1. O texto inicia com a crítica de Jesus aos fariseus e saduceus em Mateus 16:1-3, que discerniam o tempo físico, mas não o espiritual. Em que aspectos a igreja hoje pode estar correndo o risco de cometer o mesmo erro? Como podemos equilibrar as responsabilidades práticas da vida com a necessidade de discernimento espiritual?
2. A primeira coisa que precisamos "saber" é a Palavra de Deus. O autor afirma que "o erro nasce da ignorância das Escrituras". Podemos compartilhar exemplos, seja na história da igreja ou em nossa experiência pessoal, de como o desconhecimento da Bíblia levou a desvios doutrinários ou práticos?
3. A segunda coisa a "saber" é o que Deus está revelando hoje. O texto cita Apocalipse 3:6: "Quem tem ouvidos, ouça...". Na prática, como distinguimos a voz do Espírito Santo de nossos próprios pensamentos, emoções ou de outras vozes ao nosso redor? Quais disciplinas espirituais nos ajudam a afinar nossa "audição" espiritual?
4. O texto nos exorta a "saber o que Deus pode revelar sobre o futuro", baseado em Jeremias 33:3. Qual é a diferença entre buscar revelações futuras de Deus e a curiosidade malsã por profecias e especulações, que o próprio texto adverte ser perigosa?
5. Na seção "O Que Você Precisa Fazer", a primeira ação é estudar as Escrituras com dedicação. O autor alerta sobre "filosofias e vãos enganos" (Colossenses 2:8). Quais são alguns dos "vãos enganos" mais comuns em nossa cultura atual que tentam distorcer a verdade bíblica, e como um estudo sólido nos protege deles?
6. A segunda ação é buscar discernir a voz do Espírito. O texto menciona que o discernimento vem da "revelação de Deus, não apenas da observação humana". O que isso significa na prática? Como a comunidade da igreja (o corpo de Cristo) é essencial para confirmar e validar o que cremos ser a voz de Deus?
7. O exemplo dos filhos de Issacar (1 Crônicas 12:32) é citado como um modelo de quem tinha discernimento para os tempos. Que características espirituais e práticas essa tribo possuía que podemos cultivar em nossa vida para também sermos capazes de "conhecer os tempos" e "saber o que fazer"?
8. A terceira ação é buscar a Deus com consagração e oração, usando Daniel como exemplo. Daniel buscou a Deus com jejum, tristeza e persistência. Como a nossa abordagem da oração, muitas vezes rápida e superficial, se compara à de Daniel? O que podemos fazer para cultivar uma vida de oração mais profunda e persistente?
9. O texto conclui com uma "trilogia da vida cristã": Conhecer as Escrituras, Ouvir o Espírito e Buscar Revelações. Se um desses três elementos estiver fraco ou faltando em nossa vida, quais são as consequências previsíveis para a nossa fé e nosso testemunho?
10. A meditação final pergunta: "Você consegue discernir a realidade espiritual de sua cidade e nação?" Após refletir sobre todo o texto, que ponto você considera o mais urgente para ser restaurado na comunidade que você se congrega? Por quê?


Discernindo os Tempos: 3 Coisas Para Saber e Fazer

Música: Benneden Electro Music

Mateus 16:1-3 

Introdução

Em Mateus 16:1-3 Jesus censura os saduceus e fariseus que discerniam os tempos físicos e não discerniam a realidade espiritual.

Aqui temos dois grupos religiosos com pouca familiaridade com as Escrituras, ao ponto de não discernirem que Jesus Cristo é o Messias prometido no Antigo Testamento.

Hoje  a situação é semelhante. Temos um povo gospel que não discerne a realidade espiritual. 

Esta reflexão traz uma proposta para esta questão: Três Coisas que Precisamos Saber e Três Coisas que Precisamos Fazer a fim de  discernirmos a realidade espiritual em que vivemos.

Reflexão: Discernindo os Tempos: O Que Você Precisa Saber e Fazer
Em Mateus 16:1-3 Jesus censura os saduceus e fariseus que discerniam os tempos físicos e não discerniam a realidade espiritual.


Introdução
Aqui temos dois grupos religiosos com pouca familiaridade com as Escrituras, ao ponto de não discernirem que Jesus Cristo é o Messias prometido no Antigo Testamento.
Hoje a situação é semelhante. Temos um povo gospel que não discerne a realidade espiritual.
Esta reflexão traz uma proposta para esta questão: Três Coisas que Precisamos Saber e Três Coisas que Precisamos Fazer a fim de discernirmos a realidade espiritual em que vivemos.

I. O Que Você Precisa Saber


1. Saber o que Deus revelou em Sua Palavra
Fundamento bíblico:
Mateus 22:29 — "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."

Reflexão: Conhecer a Palavra de Deus é essencial para a fé, o entendimento espiritual e a caminhada cristã no centro da vontade de Deus.
Deus já falou por meio das Escrituras tudo o que precisamos para a nossa jornada cristã; a Bíblia é a nossa fonte eterna de verdade e sabedoria. Conhecer a Palavra é o alicerce para não sermos enganados ou desviados.
Contudo, quando não conhecemos ou ignoramos a Palavra de Deus, erramos no caminho e podemos nos desviar em dúvidas, mentiras e falsas doutrinas. Jesus mesmo advertiu que o erro nasce da ignorância das Escrituras (Mateus 22:29). Que nossas vidas sejam norteadas pelo estudo constante da Bíblia.
Meditação:
"Em que áreas da minha vida eu tenho ignorado a Palavra de Deus?

2. Saber o que Deus está revelando hoje
Fundamento bíblico:
Apocalipse 3:6 — "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Reflexão: Deus continua falando ao seu povo, à sua igreja, hoje, por meio do Seu Espírito, admoestando o seu povo à fidelidade, vigilância e prontidão.
Mateus 11:15 - "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!"
Marcos 4:9 - "E acrescentou: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!'"
É necessário discernir essa voz, permanecendo atentos e abertos ao que o Espírito Santo quer comunicar para edificação, correção e direção das igrejas.
Porém, quando fechamos os ouvidos à voz do Espírito de Deus, ficamos sem a direção certa, cegos da realidade espiritual. Sem discernimento, podemos seguir direções erradas, abraçar causas perigosas e nos afastar da vontade do Senhor. Que o Espírito Santo nos mantenha atentos e sensíveis à Sua fala hoje.

3. Saber o que Deus pode revelar sobre o futuro
Fundamento bíblico:
Jeremias 33:3 — "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."

Reflexão: Deus A intimidade com Deus abre caminhos para descobertas espirituais e crescimento na fé.
Deus ainda tem muito a nos mostrar. Jeremias 33:3 nos convida a buscar mais, a clamar e orar para receber novas revelações e entendimento, além do que já foi escrito e revelado, uma nova luz para nossa jornada espiritual.
Mas, quando não buscamos a Deus em presença real e comunhão profunda, nos distanciamos da fonte da revelação. Como consequência ficamos privados de sabedoria, discernimento e crescimento espiritual; facilmente somos seduzidos pelos mundo e seus encantos.
Quando os planos do inimigo são revelados por Deus podemos mudar o nosso caminho, fazer ajustes na vida e escapar do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
Oração: Que não sejamos acomodados, mas desejosos de comungar mais da presença e da orientação de Deus.


II. O Que Você Precisa Fazer
1. Estudar as Escrituras com dedicação – ler, reler, entender, meditar, aprofundar, comparar, aplicar.
Estude as Escrituras com dedicação. Elas são a verdade que sustenta a sua vida (2 Timóteo 3:16).
Conheça em profundidade o que Deus já revelou pra viver no centro de Sua vontade. Não se acrescenta e nem se tira qualquer coisa da Palavra sem graves consequências: Apocalipse 22:18-19.
Exemplos Bíblicos:
Gálatas 4:3 - "Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados sob os rudimentos do mundo."
Colossenses 2:8 - "Cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãos enganos, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo."
Esses versículos nos mostram a preocupação de Paulo com a influência de ensinamentos errôneos que poderiam desviar os cristãos dos fundamentos da fé verdadeira.
2. Buscar discernir a voz do Espírito Santo diante de tantas vozes – seja santo, ande no Espírito, ore a Deus e comungue com a igreja.
O princípio fundamental é que o discernimento espiritual vem da revelação de Deus, não apenas da observação humana.
1 Crônicas 12:32 - "Dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, homens que tinham inteligência para conhecer os tempos, para saber o que Israel devia fazer."
Este versículo mostra que Deus concede discernimento específico sobre os tempos para orientar seu povo em suas decisões.
Em Mateus 16:1-3 Jesus censura os fariseus que discerniam os tempos físicos e não discerniam a realidade espiritual.
Ore pedindo sabedoria, sensibilidade para ouvir o Espírito; pratique a escuta espiritual individual e participe coletivamente da vida da igreja para identificar o que Deus está comunicando hoje ao seu povo.
Seja obediente ao que Deus revelar.

3. Buscar a Deus com consagração e oração
Não se contente com o conhecimento atual. Aprofunde o relacionamento com Deus. Viva do agrado Dele. Cultive uma vida de oração constante, em presença real, clamando a Deus por novos ensinamentos, direção e renovação espiritual, abrindo seu coração para o agir divino. Deus tem infinitamente mais para dar e revelar ao Seu povo.
Exemplos bíblicos:
Efésios 5:17 - Portanto, não sejais faltos de juízo, mas buscai compreender qual é à vontade do Senhor.
1. Daniel Clama por Entendimento Profético e Recebe a Revelação das Setenta Semanas
Em duas situações o profeta Daniel se dedica à oração e ao jejum, clamando a Deus buscando por entendimento.
A primeira ocasião, Daniel queria saber sobre a profecia de Jeremias (cap. 25) sobre os 70 anos de cativeiro de seu povo.
"E voltei o meu rosto para o Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, saco e cinza. [...] e confessei os meus pecados e os pecados do meu povo Israel, e derramei a minha súplica perante a face do Senhor meu Deus, pelo monte santo do meu Deus." (Daniel 9:3, 20)
A Resposta e a Revelação de "Coisas Grandes e Firmes":
"No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão." (Daniel 9:23)
Em resposta à oração de Daniel, o anjo Gabriel lhe anuncia as profecias das "setenta semanas" (Daniel 9:24-27), uma das maiores e mais detalhadas revelações sobre o futuro de Israel e a vinda do Messias – claramente "coisas grandes e firmes que não sabes".
2. Daniel Busca a Compreensão de uma Visão e Recebe Mais Revelações Detalhadas
Em outra ocasião, Daniel teve uma visão perturbadora e passou três semanas em luto, buscando a Deus por entendimento.
"Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas inteiras. [...] Busquei o Senhor Deus com oração e súplicas." (Daniel 10:2-3)
A Resposta e a Revelação de "Coisas Grandes e Firmes":
Um ser celestial aparece a Daniel e lhe diz: "E ele prosseguiu: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras, e eu vim por causa das tuas palavras." (Daniel 10:12)
Daniel recebe uma profunda revelação sobre as guerras espirituais e os eventos futuros envolvendo os reis do Norte e do Sul (Daniel 11), a continuação das "coisas grandes e firmes" que Deus lhe revelou.
O profeta Daniel é, portanto, um exemplo vivo do princípio de Jeremias 33:3: ele clama por entendimento em momentos de dúvida ou aflição, e Deus responde, revelando-lhe coisas grandes e insondáveis sobre o futuro.


Conclusão
A trilogia da vida cristã que nos mantém firmes e vitoriosos é:
1. Conhecer as Escrituras nos fortalece e nos protege do erro e das más influências.
2. Ouvir o Espírito nos guia neste momento histórico, iluminando a nossa travessia neste mundo tenebroso.
3. Buscar revelações futuras renova nossa fé e nos livra das armadilhas do inimigo.
Que a sua oração e compromisso seja: andar na luz do que Deus revelou, permanecer atento ao que Ele revela hoje e persistir em buscar o que Ele ainda revelará. Assim, a sua vida será transformada e vitoriosa, repleta da luz da graça divina.


Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

Reflexões e Recursos Adicionais

ESTUDO 1    -   ESTUDO 2     -    ESTUDO 3   -  ESTUDO 4

Projeto Filipe.

O QUE É UM GRUPO ADJUNTO

INFORMATIVO - PERGUNTAS E RESPOSTAS.

APOSTILA DO PROJETO FILIPE.

Discipulado: Informativo & Classe 301

OIKOS

Rede Social Oikos