A Transfiguração

12/02/2024

A Transfiguração

Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os conduziu à parte, sozinhos, a um alto monte. E Jesus foi transfigurado diante deles. Marcos 9:2.

De todos os milagres registrados nos evangelhos, a transfiguração de Jesus Cristo talvez seja o mais enigmático, complexo e extraordinário acontecimento sobrenatural.

A cena da Transfiguração

O Filho de Deus resplandece, brilha intensamente, Moisés e Elias aparecem e conversam com Jesus Cristo. Temos um encontro do natural e sobrenatural, céu e terra, matéria e espírito, vivos e mortos, lei e profetas, tempo e espaço - surge uma nuvem esplêndida e misteriosa e encobre a todos, ouve-se a estrondosa voz do Pai Celeste: Este é o meu filho amado, a ele ouvi.

A transfiguração de Jesus e sua conversa com Moisés e Elias foram uma demonstração espetacular de Sua verdadeira natureza divina. Mas...Falar sobre esse episódio para algumas pessoas pode ser motivo de total descrédito. Entretanto, nós podemos dizer hoje com o testemunho de nossas vidas que acreditar no Evangelho pode mudar o rumo e o destino de uma pessoa.

O Evangelho – o conto dos contos

CS Lewis escreveu alguns livros maravilhosos sobre a fé cristã, mas ele começou como um ateu declarado. CS Lewis tinha um bom amigo, outro escritor muito famoso, chamado JRR Tolkien, que era um cristão devoto. Os dois amigos compartilhavam um interesse por contos de fadas e mitos, as grandes histórias antigas, contadas em culturas de todo o mundo.

E uma noite, Tolkien disse algo assim ao seu bom amigo: Imagine o maior conto de fadas ou mito já contado. O bem derrotando o mal. Um mundo resgatado por um grande Salvador, que se sacrifica por todos e depois ressuscita na glória. Imagine tudo. Agora – e se tudo fosse verdade?! JRR Tolkien disse ao seu amigo duvidoso naquela noite que o evangelho é o maior conto da história, o mais fantástico já contado. E o mais extraordinário é que é tudo verdade.

Ora, a história da transfiguração de Jesus Cristo pode parecer simplesmente um conto, mas com a tremenda diferença de que realmente aconteceu e o seu conteúdo é único, poderoso e transformador.

E CS Lewis, como resultado desta conversa, tornou-se cristão. E ele escreveu muitos livros famosos sobre esta grande verdade do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. E através de seus escritos, como As Crônicas de Nárnia e Cristianismo Puro e Puro, ele convenceu muitos a acreditar na verdade do Cristianismo.

Um Salvador Inesperado

Por que é tão difícil para tantos aceitarem que este Salvador é real e que seu nome é Jesus? Há muitas razões, suponho. Mas uma razão pode ser que este Salvador em particular nem sempre "funciona" (age) da maneira que esperamos. Veja a Transfiguração, por exemplo. Que ótima maneira de provar ao mundo que Jesus é realmente o Filho de Deus! Mas Jesus convida apenas três dos seus amigos mais próximos para subirem à montanha e testemunharem este extraordinário milagre. E ao descerem do monte, Jesus ordena que não contem a ninguém o que viram, até que ele tenha sido crucificado e ressuscitado dos mortos.

O Salvador que Deus enviou aos homens não age como esperamos ou queremos.

As pessoas querem acreditar em um super-herói diferente, onde o sobrenatural pode irromper e revelar-se de maneira extraordinária, fantástica, milagrosa. O povo quer um salvador semelhante aos super-heróis dos quadrinhos e do cinema. E daí surge a pergunta: Por que Jesus não se transfigurou em público? Por que tudo aconteceu em restrito? Como as pessoas acreditarão em algo secreto?

Em caso de dúvida… Ouça-o!

Martinho Lutero, no seu último sermão pregado em Wittenberg antes da sua morte, relembra todas as vezes em que sua fé foi atacada, todas as vezes em que ele lutou para saber se estava fazendo a coisa certa e todas as provações que enfrentou em sua vida. Ele diz neste sermão que sempre que era atacado e sempre que começava a duvidar, ele simplesmente se apegava a esta palavra que ouvimos na leitura do evangelho de hoje, a palavra que veio do próprio céu:

Este é meu Filho, o Amado; ouça-o! Marcos 2:7. Tudo é uma questão de fé a fé vem pelo ouvir.

Lutero abria a sua Bíblia, lia sobre Jesus, ouvia os seus ensinamentos, e as suas dúvidas desapareciam. Ouça-o. Este é Jesus, o filho amado de Deus. Ouça-o. A Ele dê ouvidos, acredite.

Jesus Cristo é a Verdade

É tudo verdade. Sabemos disso porque nosso Senhor nos disse antes de acontecer:

  • Antes de ele ir para a cruz e morrer pelos nossos pecados.
  • Antes de ser ressuscitado dentre os mortos no terceiro dia.
  • Antes de aparecer aos seus discípulos e a muitos outros, e depois ascender ao céu diante deles.
  • Antes de tudo isso, Jesus nos disse essas coisas, que de fato aconteceram conforme a Sua palavra Por isso o Pai Celeste nos disse para ouvi-lo. Ele é a verdade.

Antes da transfiguração, o nosso Salvador nos contou a verdade da nossa salvação. E então, no monte, Ele deu uma prova de quem era e o Pai celestial confirmou esta verdade. E na cruz, Jesus tornou real para cada um de nós a verdade de que Ele é o nosso Salvador.

Portanto, não é da maneira que queremos ou esperamos. Mas da maneira que Deus sabe que funciona, que é infalível e que basta somente crer porque tudo já foi realizado pelo Salvador.

Fomos redimidos do cativeiro do pecado, da morte e do diabo, e introduzidos no reino de Deus, renascidos pelo Espírito, reconciliados com Deus e adotados como filhos pelo Pai Celeste.

A Cena Final

De repente, tudo se foi e apenas Jesus ficou. De repente, quando olharam em volta, não viram mais ninguém com eles, exceto Jesus. A nuvem brilhante se foi, Moisés e Elias se foram. É só Jesus, só Jesus.

Somente Cristo é suficiente. Ele é, de fato, a palavra final a quem Deus fala à raça humana, como diz Hebreus 1:1-2 : "No passado, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados, por meio dos profetas. Mas nestes últimos dias ele nos falou por meio de seu Filho. " O Filho é um resplendor da glória de Deus. A Ele devemos ouvir.

Conclusão

Ao descerem do monte, Pedro, Tiago e João tinham uma nova visão, um novo conceito sobre Jesus.

E nós? Todos nós deveríamos ansiar por uma visão maior, mais clara de Cristo, do seu poder e da sua glória. Todos nós deveríamos perceber o deleite que o Pai tem em Cristo. Este Jesus é o Salvador do mundo, então confiem nele, todos vocês. E não precisamos de uma montanha e de sinais extraordinários, mas de uma atitude de obediência: Ouça-O! Temos que ouvir a palavra de Cristo e dar ouvidos a Ele. Fazendo isso haverá uma grande transformação em nós e em nosso destino.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.