CNV

Click here to edit subtitle

Ungidos do SENHOR

Posted by BenneDen on January 8, 2018 at 7:25 AM



A Unção do Alto – Ex 30:22ss

Introdução

No Antigo Testamento, a unção (óleo, azeite) representava o Espírito de Deus. No Novo, permanece a simbologia, entretanto com bem menos intensidade. Por quê? Porque o Espírito hoje é mais presente e atuante na vida dos crentes, após sua descida triunfal e espetacular no dia de Pentecostes.

Em termos gerais a unção é a presença manifesta do Espírito Santo sobre uma pessoa com um propósito de consagrá-la para um propósito divino.

A unção de Deus faz diferença em nossa vida. Ela faz que sejamos diferentes, para que possamos fazer diferença no meio em que estamos inseridos.

Quem tem a unção de Deus tem poder sobrenatural que o capacita a enfrentar adversidades e desafios no cumprimento de sua missão.


1- SALMOS 133 - Aspectos Gerais da Unção

1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;

3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.

1. O óleo desce primeiro na cabeça (mente, cérebro) = a primeira mudança é de mentalidade. Muitas pessoas se iludem achando que mudança exterior é comprovação de que a mudança interior já ocorreu. Isso nem sempre é verdade e, infelizmente, nos dias de hoje, percebemos que muitas mudanças são apenas superficiais.

Só Deus pode mudar a mente de alguém de forma completa e definitiva. A obra de Deus acontece em primeiro lugar na mente, pois é na mente que acontece a programação da vida.

2. Em seguida o óleo desce pela barba (boca, lábios) = a segunda mudança é no falar, nas palavras. Uma nova mentalidade vai conduzir, necessariamente, a um novo modo de falar e de se expressar. Como Jesus enfatizou: a boca fala do que o coração está cheio – Mt 12:34. Se houve mudança na mente, a boca logo, logo terá uma nova linguagem, palavras edificantes e abençoadoras!

Falando a crentes - A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. Cl 3:16

Falando a não crentes - A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Cl 4:6

3. Depois o óleo desce pela orla das vestes (indumentária, vestimenta, costumes) = o terceiro segmento da vida alcançado pela unção é o comportamento. É incrível, mas há uma tendência muito forte de nos comportarmos de acordo com o que vestimos. Você acredita que alguém que se veste deliberadamente de forma provocante está sendo usada pelo Espírito de Deus? Não, eu não acredito nisso. Eu acredito que o Espírito Santo, preenchendo a vida de alguém, vai direcioná-lo à santidade, não à vaidade ou à sensualidade.

“A roupa não faz o monge, mas sempre dirá quem ele é”. O nosso corpo é templo do Espírito Santo; antes de embelezar, a vestimenta, modesta e honrosa, convida à preservação do corpo e expressa a santidade que está no templo.


2- Fortaleza Interior

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Ef 6:10


Primeiro vem o fortalecimento em Deus, depois o fortalecimento na força do poder divino.

O poder exterior exige uma grande fortaleza interior.

Pouco proveito há se formos revestidos sem estarmos investidos do poder do Espírito Santo.

A unção exterior se esvazia rapidamente quando não encontra no homem interior as condições apropriadas para permanecer.



3- Ungidos Para a Missão

O Espírito do Senhor está mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor. (Is 61:1-2)

Observe a sequência de fatos na vida de Jesus e veja como existe um paralelo com a nossa jornada na fé:

• Jesus foi gerado pelo Espírito

• Posteriormente foi cheio do Espírito


Uma coisa é termos o Espírito Santo e outra é sermos revestidos por Ele.

Uma coisa é termos uma nova vida e outra bem diferente é termos poder espiritual para a gloriosa missão de expressar ao mundo as qualidades dessa Nova Vida em Cristo - At 1:8

A unção sinaliza a missão. A unção confere poder para fazer. Atos 1:8

A unção reveste o crente com o poder do Alto para que seja uma corajosa testemunha diante deste mundo tenebroso, anunciando que em Jesus Cristo há salvação, cura, libertação e maravilhas. - At 1:8

Os discípulos receberiam poder... no grego, dunamis, palavra de onde vem dinamite e dinâmico, ou seja, Deus os capacitou a serem dinâmicos, capazes, detonando as fortalezas do diabo!

Os discípulos seriam testemunhas. No grego, marturius, de onde vem nossa palavra mártir, aquele que morre pela fé cristã.


Conclusão:

Que a unção do Espírito Santo faça diferença em sua vida. Que o revestimento do Espírito faça com que você seja uma pessoa diferente e que possa fazer diferença no meio onde você está.

A Unção Quebra o Jugo – Por quê?

E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção. (Isaías 10:27)


Que o SENHOR lhe conceda poder sobrenatural para lhe capacitar a enfrentar adversidades e desafios, com o poder do Espírito de Deus e ser vitorioso em nome de Jesus.




Categories: Mensagem de Domingo, Pastorais, Pare e Pense

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments