Vidas Sem Forma e Vazias
|
Vidas sem Forma e Vazias
Texto: Gn.1.1-4
Introdução:
Em Gênesis 1, temos o relato da criação.
1- A Terra era sem forma e vazia - O planeta Terra era diferente do que é agora; Deus não criou a Terra com sua forma atual de continentes e monta¬nhas, nem com animais e pessoas já habitando nela. A Terra estava sem forma definida, vazia de pessoas, animais e plantas, coberta de plena escuridão.
“Olhei para a terra e ei-la sem forma e vazia; para os céus e não tinham luz”. Jeremias 4:23
Analogia
Diante de Deus o homem natural (sem Cristo) é comparado ao estado lastimoso da terra, ou seja, muitos seres humanos estão como a terra do segundo versículo, sem forma, vazios e cobertos de trevas.
O homem natural nasce, cresce, mas falta-lhe algo; ele ainda não tem a forma que deveria ter, não é a imagem e semelhança de Deus, mas sim a imagem e semelhança de Adão; também encontra-se espiritualmente vazio. Dentro do homem natural há um abismo espiritual sem fundo.
2 – Trevas -: O cenário é de trevas sobre a face do abismo.
Uma imensa escuridão; ausência total de luz. Não era possível ver detalhes do estado do planeta naquela ocasião por causa das trevas que cobriam tudo. Somente Deus.
Analogia
Trevas - desconhecimento ou ignorância espiritual que não permite o homem natural ver, entender ou compreender o seu estado atual, sua vida interior, espiritual.
Ausência total de luz, verdade e entendimento. O perigo da perdição eterna está encoberto pelas trevas da ignorância. (2 Co 4:4).
3 – O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas...
A presença do Espírito de Deus sobre as águas tornava possível o enchimento de vida na Terra.
Analogia
Da mesma maneira que o Espírito de Deus pairava sobre a terra assolada para transformá-la, Ele também paira sobre o homem natural a fim de operar uma oportunidade de mudança por meio do poder gerador da Palavra de Deus.
Só o Espírito de Deus pode dar vida espiritual ao homem natural. Somente o Espírito Santo pode enchê-lo da vida de Deus.
4 - “Haja luz” – Deus falou. Palavra poderosa, criadora. A luz cósmica veio pela Palavra de Deus. Tudo clareou. Agora era possível ver tudo, todos os detalhes da Terra.
Analogia
Através da Palavra de Deus acontece o renovo, a mudança, a transformação no coração das pessoas. A palavra de Deus ilumina a consciência humana.
Um dos significados de “luz” na Bíblia é conhecimento, entendimento. Começamos a ver o que está errado e que precisa ser mudado.
Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8:12)
Jesus é a luz do mundo. É por meio dele que podemos conhecer a Deus, ver a realidade espiritual, compreender o plano de Deus para nossas vidas.
A luz veio pela Palavra de Deus. Jesus é anunciado aos homens pelo o Evangelho, a Palavra de Deus.
"Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo" (2 Coríntios 4:6).
“Deus não criou a terra para ser um caos, mas para ser habitada” -Isaías 45.18.
Lembre-se que o evangelista precisa estar vestido do Evangelho, caso contrário suas palavras serão contratestemunho.
Conclusão:
1) Independente do seu estado moral, da sua condição espiritual, existe um Deus Criador que coloca em ordem o universo da sua vida;
2) Permita que a Palavra de Deus em conjunto com o Espírito Santo transformem a sua vida.
3) Dia após dia, Deus fará uma transformação gradual e progressiva; colocará cada coisa no seu devido lugar, e o resultado será uma nova vida, com significado e cheia da presença de Deus.
Categories: Mensagem de Domingo, Pare e Pense
Post a Comment
Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.
1 Comment

Oops!
Oops, you forgot something.