CNV

Click here to edit subtitle

Vencendo a Crise

Posted by DENIS FROTA (BenneDen) on January 1, 2017 at 7:45 AM

Texto de Apoio: Lucas 5:1-11


Introdução - A Vida Debaixo do Sol

 Muitos não admitem a escassez, a dor, as batalhas e as perdas...

 Muitos só aceitam o esplendor, as conquistas e a felicidade.

 

Precisamos entender que neste mundo, flores e espinhos, sorrisos e lágrimas fazem parte da realidade daqueles que foram expulsos do Paraíso.

Os momentos felizes, ainda que prazerosos e inesquecíveis, são raros e breves, exceções em nossa jornada debaixo do Sol. Somente na glória celestial o extraordinário será eternizado.

Estamos vivendo tempos difíceis, de crises em todos os segmentos da vida. Precisamos aprender a viver esse tempo com sabedoria e fé.

Análise da Narrativa Bíblica

Pedro e os seus colegas de trabalhos eram pescadores experientes, talentosos e capacitados. Mas, aquela noite foi um fracasso em suas vidas. Eles trabalharam a noite toda e o resultado foi um desastre. Eles estavam cansados, sem recursos e sem perspectivas.

 

Uma Analogia

Você pode ser um bom conhecedor de seu próprio negócio, de seu trabalho e de sua vida, mas, quando uma crise avassaladora chega os seus conhecimentos sucumbem e os seus recursos naufragam com a crise.

 

Há problemas prolongados e complexos que extrapolam nossas habilidades e forças; há situações que exigem um poder maior, o sobrenatural, uma intervenção divina, um milagre.


 

I – OS PESCADORES DIANTE DO FRACASSO

Como você se comporta diante de uma crise? E quando a crise leva você ao fracasso?

Os pescadores...

1.1 – Desceram do Barco

1.2 – Lavavam as redes de pesca

 

Os pescadores desistiram de seu projeto depois de esgotadas as tentativas.

 

 Todos nós temos limites pessoais que sinalizam até onde podemos ir;

 Além disso há limitações externas que estão acima de nosso potencial e impedem totalmente o nosso sucesso.

 

O Mar não estava para peixe... O que fazer?

• Gemer, murmurar e... desistir?

• Orar, perseverar e aguardar em fé?

 


II – ATITUDES DE JESUS EM RELAÇÃO AOS PESCADORES

Deus intervém na vida humana em atos soberanos de sua vontade e em atos responsivos de nossas orações.

2.1 – Jesus observou os pescadores

2.2 – Jesus entrou no barco de Pedro

2.3 – Jesus pregou a palavra de Deus

 

Deus fala aos homens de diversas modos, usando meios naturais e espirituais. Lamentavelmente nem todos se apercebem disso porque seus ouvidos estão em sintonia com outras vozes, outras prioridades. A Palavra de Deus tem o poder de criar e destruir...


III – RECEBENDO UMA PALAVRA ESPECÍFICA

3.1 – Faze-te ao mar alto

3.2 – Lançai as vossas redes

A Palavra de Deus não é anunciada para aumentar o nosso conhecimento, mas para mudar a nossa vida.

O Mar era o mesmo, as redes de pesca, o barco e os pescadores. Havia um fator agravante: os pescadores estavam muito cansados e frustrados. Todas as circunstancias eram contrárias e Jesus, um carpinteiro, obviamente não parecia ser a pessoa mais indicada para ensinar pescadores habilidosos, a pescar. Além disso...

Nessas condições, a pesca em mar alto é uma tarefa que envolve muito esforço diante da incerteza de sucesso; grandes riscos quanto à segurança dos pescadores.

Aqui aprendemos algumas lições preciosas:

1) Nunca julgue pelas aparências ou pelo natural – Is 53:2 – Cosmovisão Divina;

 

A maioria prefere ouvir os homens famosos; eu prefiro ouvir os homens de oração, que têm vida com Deus, que silenciam tanto o ego que só conseguimos escutar a voz de Deus.

Is 53: 2 “...e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos”.

2) Você pode ter controle sobre o barco e sobre a rede, mas quem tem poder sobre o mar, sobre os peixes, sobre a sua vida e sobre toda a criação é JESUS CRISTO. (Cl 1:16);

3) Há situações em que o nosso melhor não é suficiente. Você pode ser o melhor, o mais experiente e conhecer todas as estratégias de vitória, mas não poderá prevalecer diante do humanamente impossível. Necessário se faz um milagre;

4) Quando o SENHOR dá uma palavra de ordem, o mar pode ser o mesmo, o barco e as redes de pesca; os trabalhadores podem estar desanimados, cansados e sobrecarregados, mas a palavra de Deus não volta vazia (Is 55:11). Jesus lhe abençoa onde você está; Ele abençoa usando o que você tem e o que você sabe e é capaz de fazer.

Fato 1: D.L. Moody foi um homem totalmente comum, um sapateiro de Boston que falava errado, pregava usando palavras muito simples, era pobre, sem estudos e tinha uma cultura muito limitada, revolucionou a igreja no Século XIX.

Fato2: William Seymour, filho de escravos, pobre, cego de um olho, foi o precursor do pentecostalismo em 1906 na Rua Azuza em Los Angels, Estados Unidos.


IV - A REAÇÃO DE PEDRO

4.1 - Humildade – Não questionou, não desprezou,

• Quebrantamento

• Esvaziamento

Sl 51: 17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

4.2 - Fé – “Sobre a Tua Palavra” – Ele acreditou na pessoa de Jesus Cristo.

• Confiança espiritual

• Obediência

 

Existe uma conexão entre nós e aquilo que focamos, seja por desejo, fé, preocupação ou medo. Se nosso foco for a tempestade, o medo nos dominará até sermos tragados pelas correntezas; se nossa mirada for em Jesus, seremos cheios de fé até caminharmos sobre as águas.


V – A BÊNÇÃO ALCANÇOU OS QUE ESTAVAM PERTO

3.4 – Fizeram sinal aos outros companheiros

 

O milagre na vida deles foi tão grande, que não somente eles foram abençoados, mas também aqueles que estavam ao seu redor.

Pedro, Tiago e João encheram os seus barcos, mas também aqueles que estavam por perto.

 

Quando você está debaixo da cobertura espiritual de Jesus Cristo a bênção do SENHOR lhe acompanhará; em todo lugar que você passar, vai deixar o rastro da mudança e muitos serão abençoados.


 

CONCLUSÃO

1) A presença de Jesus Cristo muda qualquer situação. Da escassez à fartura, da crise à celebração.

Crises são tempos difíceis, mas em Cristo são transformadas em oportunidades de amadurecimento, crescimento, conquista e júbilo! Quando o SENHOR está presente os milagres serão sempre maiores do que os problemas, as crises e as tempestades da vida.

Não o mundo, não os governos, não a economia, não as circunstâncias, não o destino, não a aleatoriedade, não os homens, não o diabo, MAS Deus é o Construtor da história de seu povo.

Com Cristo podemos celebrar! Ainda que Jesus tenha que transformar água em vinho, repreender ventos e acalmar tempestades, multiplicar pães, expulsar demônios, curar enfermos ou ressuscitar mortos. Ele é o SENHOR, nossa força, sustento, nossa bandeira, escudo, protetor, defensor, fortaleza, advogado, refúgio, conselheiro, pastor, mestre, libertador, mantenedor, galardoador, salvador e Deus.

2) A presença de Jesus Cristo mudou a vida de Pedro. Jesus chamou Pedro para uma nova missão: Pescador de homens.

Jesus não rejeita o pecador que reconhece a sua condição espiritual. O SENHOR recebe o pecador confesso e mostra a Pedro a vontade do Pai para a sua vida: Pescador de vidas humanas.

 

Deus usa a crise para fazer uma chamada, uma convocação.

 

Às vezes é preciso uma crise para termos nossa atenção despertada. Deus permite: escassez, dor e sofrimento, visando um bem maior.


 

Com Cristo Vencemos qualquer Crise!

A pesca milagrosa pode começar agora onde você está! Quebrante-se, submeta-se, creia e obedeça; sob a palavra de Jesus lance seus esforços em fé! Sua vida nunca mais será a mesma!

 

 

 

 

 


Categories: Pare e Pense, Mensagem de Domingo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments