CNV

Click here to edit subtitle

Discipulado

Posted by DENIS FROTA (BenneDen) on May 22, 2016 at 8:00 PM


Diz-me quem você segue e eu direi quem você é.

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23; Mateus 16:24; Marcos 8:34).

 

Introdução

De quem você é discípulo?

Todos nós, conscientes ou não, seguimos alguém, somos discípulos de alguém. Não somente admiramos pessoas, mas chegamos a imitá-las; copiamos comportamentos, corte de cabelo, hobbies, compramos as mesmas marcas de roupas, etc.

 Resultados Imediatos

Observa-se que, à medida que o seguidor intensifica e prolonga a imitação, vai absorvendo mais e mais, tornando-se a cada dia mais parecido com aquele que segue. Traços visíveis na aparência, na linguagem, pensamento e atitudes são facilmente identificáveis.

 Mas, porque fazemos isso?

Obcecados em saber o que dá certo e qual o passo a passo para o sucesso, nós nos esforçamos para repetir a fórmula das pessoas famosas e bem sucedidas.


 

I - A quem você tem seguido? E por que você o tem seguido?

Erramos Quando...

Não seguimos a ninguém exceto nós mesmos (Is 14:13; Fl 3:19). Insubmissão e orgulho, egoísmo e dureza de coração, independência e altivez.

Seguimos uma ideologia humana ou filosofia de vida... – (Jo 8:32.36; 14:6). Seguem o pensamento, o espírito, mas não a criatura.

Seguimos uma organização... (Jo 14:6). Seguem  a coisa criada, o sistema, a instituição.

Seguimos a maioria, modismos e grandes movimentos – (Rm 12:2). Cosmovisão da multidão, plural, relativa e anti-Deus.

Seguimos celebridades e poderosos porque são grandes, famosos – 1 Co 1:12 - A cada dia aumenta a idolatria aos famosos, atletas, atores, líderes ricos e poderosos, impulsionada por uma mídia capitalista que só visa o lucro, independentemente da forma como ele seja conseguido.

Seguimos gurus segundo as nossas cobiças – 2 Tm 4:3 - Imitam aqueles que mais lhe agradam, que alimentem os seus sonhos e que mais lhe tragam felicidade.

 

Em todos os casos, o processo é: Admiração, paixão, adoração. De simples admiradores a seguidores; de seguidores a adoradores. A dedicação intensa e prolongada faz a ascensão ao nível seguinte.


 

II - Paulo, o Discípulo de Cristo

I Co 11: 1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. (Fl 3:17; I Ts 1:6; Hb 6:12)


 

 

III - Seguir Jesus Requer sacrifícios.

Jesus nos leva a refletir sobre os nossos motivos para segui-lo.

Se vivemos para o conforto e facilidade, não vamos desistir da nossa vida, posição, dinheiro, amigos e diversão para seguir a Cristo.

“Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mt 4.18.)

“Segue-me!” (Mt 9.9)


1. Ser discípulo de Cristo não se trata simplesmente de tomar uma decisão em um dado momento e pronto. Tem que haver continuidade e compromisso.

2. Ser discípulo de Cristo é fazer parte de um processo diário de aprendizado e crescimento. No discipulado há deveres, dificuldades, sacrifícios e recompensas.

3. A Convivência ou Comunhão com o Mestre é que determina a qualidade do Discipulado. Há pessoas que querem apenas ver o que Jesus faz, sem o compromisso de estar sempre com Ele. Mas, é através do tempo de comunhão que se desenvolve uma personalidade cristã. (Pedro, Tiago e João x Tomé, Bartolomeu e Simão, o zelote x Os Setenta)

 


IV - “O que é seguir, senão imitar?” – Santo Agostinho

“Você quer ser igual a mim?” Na tradição judaica, quando alguém era convidado por um rabino para segui-lo era como se ouvisse esta pergunta: “Você quer ser igual a mim?”

Teria sido esta pergunta o mesmo dilema que ressonou no coração dos doze primeiros discípulos de Jesus? Para eles, sem dúvida, tratava-se de um chamado radical – imitar o rabino Jesus.

• Discipular é fazer imitadores.

• Discípulo é aquele que imita seu mestre.

 

 


Conclusão: Tudo Que Focamos e Adoramos Transforma o Nosso Ser

Todos nós estamos sendo discipulados e transformados e esta transformação não diz respeito somente ao curso natural da vida, mas àquilo que nos dedicamos com profunda devoção.

 Sl 115:8 – O adorador de ídolos

 2 Co 3:18 – Transformados de glória em glória na imagem do Senhor

Daí a importância de um Discipulado certo, feito com dedicação, devoção, profundidade, até que sintamos que temos a mente de Cristo dentro de nós, manifestando e testemunhando ao mundo suas palavras, curas, libertações, transformações, salvando vidas...

 

 

 

 


Categories: Pastorais, Teologando, Pare e Pense

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments