CNV

Click here to edit subtitle

CORRENDO CONTRA O TEMPO

Posted by DENIS FROTA (BenneDen) on April 17, 2016 at 1:20 PM




Texto: Filipenses 3:13-14

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

 

Introdução

“No princípio, Deus criou os céus e a Terra”. (Gn 1:1). Aqui começa a criação: tempo, espaço e matéria.

Toda a criação tem um princípio, uma duração e um fim. A vida na Terra é uma jornada condicionada ao tempo, onde as pessoas, audaciosas ou cautelosas, estão seguindo para algum lugar.

Os seres humanos nascem, crescem e morrem. Debaixo do Sol, há uma porção de tempo para cada um de nós, antes de adentrarmos na Eternidade.

A primeira pergunta é “Como estou gastando a minha porção de tempo”? Vivendo assim, estou pronto para entrar na Eternidade?

 


I- Embaraços no Tempo

Cada um tem uma porção de tempo para se preparar quanto à eternidade. Todos nós estamos correndo contra o tempo. Não há tempo a perder porque tudo agora terá consequências na eternidade,

Vejo que há duas Situações Perigosas Na Vida Cristã quanto à forma de "viver a nossa porção de tempo": 1ª Quando Vivemos Presos ao Passado; 2ª Quando Vivemos Sobrecarregados no Presente.

A. Muitos olham somente para o que ficou para trás.

1. Uns para se lamentar por seus equívocos, seus fracassos, sua má sorte;

2. Outros para gloriar-se em seus triunfos e se engrandecer.

 

B. Outros vivem somente para o aqui e agora.

1. A vida é totalmente gasta no mundo presente em coisas fúteis, temporais e perecíveis.

2. Não dão importância à eternidade; não planejam, não investem, não constroem nada para o futuro espiritual de suas vidas.

 


II - Atitudes Corretas com Relação ao Tempo

Paulo entendeu muito bem que atitude o crente deve tomar com relação ao tempo. Sua conclusão pode ser resumida em dois pontos: 1) Deixar para trás o que passou; 2) Prosseguir para o Alvo da Soberana Vocação. Desejo desdobrar esse pensamento  em 3 atitudes corretas a serem praticadas em nosso tempo de preparo.


2.1. Aprender com o Passado – Experiência, conhecimento e maturidade –

 

 Ser grato a Deus por tudo que passou;

 Desapegar-se das demais coisas – cortar o vínculo com o que passou.


 

2.2. Por de lado o excesso de peso do Tempo Presente

Hebreus 12:1 diz: "Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta"

 

Há montanhas para escalar, rios para cruzar, e batalhas para lutar. Por isso precisamos Viver com Leveza:

 Despojar-se de todo excesso de peso;

 Carregar somente aquilo que é necessário.

 

"Livrar-nos de todo peso e embaraço”. Temos que aliviar a carga do nosso coração e da nossa mente e focar nossas afeições nas coisas do alto (ver Colossenses 3:2).


3. Prosseguir Para o Alvo de Nossa Soberana Vocação

3.1. Há Um caminho proposto por Deus.

Fomos feitos para uma Missão. Fomos chamados para um propósito. Há um Caminho a seguir, há um alvo a alcançar, há um destino proposto.

Não fomos criados por acaso. Tudo na criação tem um propósito definido. Podemos não saber nossa vocação ou sermos iludidos, enganados e afastados do Caminho do Senhor, seguindo outras vozes. A Bíblia é o mapa de Deus para nos guiar no caminho certo. Ef 5:17

3.2. Há Um galardão para recebermos. Paulo sempre via a coroa. Via adiante o dia em que haveria de estar com o Senhor, e receber seu galardão.

O caminho cristão é um caminho de alegria, mesmo em tempos de dificuldades porque “ a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8:10). Essa alegria é provocada pela presença do Senhor em nossos corações e se torna mais vívida quando sabemos nossa vocação e olhamos para o alvo de nossa soberana vocação, a imarcescível coroa da glória.


Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. I Tm 4:7

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. I jo 3:2

 


Conclusão:

1) Corte o vínculo com o passado – não viva de maná envelhecido;

2) Não sobrecarregue sua vida no presente;

3) Continue seguindo em frente. É preciso esforço para avançar. Siga na fé, na total dependência de Deus, sem perder de vista o Alvo que nos está proposto.

Fazendo assim, sua vida vai valer a pena cada dia de caminhada.

Fazendo assim, haverá um grande júbilo no final.

 


Categories: Mensagem de Domingo, Artigos

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments